11 de março de 2024

SUSPENDENDO A SUSPENSÃO E SOBRE OUTRAS INTERPRETAÇÕES EXTRA PETITA/ RETROATIVA: PEDIDO DE VISTA SUSPENDE A LIMINAR DE DINO SOBRE VAGA DE CONSELHEIRO DO TCE-MA

Um pedido de vista do Ministro Nunes Marques suspendeu o julgamento pelo STF/ da liminar concedida pelo Ministro Flávio Dino que questiona procedimentos para escolha de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão(TCE-MA).

O julgamento começou na sexta-feira(8). Dino concedeu medida cautelar pela suspensão da indicação a ser feita pela Assembleia até o julgamento do mérito da questão pelo STF.

A Assembleia Legislativa do Maranhão discute a atualização de duas normas - a data limite de 65 passa à 70 anos/ confirma a votação secreta para escolha. As duas propostas(PEC) para atualização das normas foram apresentadas pela deputada Iracema Vale(PSB).

A necessidade de apoio de 14 parlamentares para lançamento de candidatura deve ser mantida/ mas um decreto deve garantir adendo/ permitindo que os líderes dos blocos também possam indicar um candidato.

A vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado(TCE-MA)/ é da livre escolha da Assembleia Legislativa. Parte dos procedimentos em julgamento pelo STF/ devem se transformar em "chuva no molhado"/ ante a iniciativa do Poder Legislativo Estadual.

As outras supostas interpretações "extra petita/ retroativas" são azeite na fervura"/ voltando as teses de politização do Judiciário/ judicialização do Legislativo. Nos corredores do Fórum Sarney Costa - olha o nome dele na história - as opiniões se dividem. Alguns advogados dizem "lá não é lugar para fazer política"/ outros opinam "cada um no seu quadrado". 

Para diminuir a temperatura  política no Judiciário / o UOL noticiou que Lula escolheu João Carlos Mayer/ aliado de Nunes Marques - nomeado por Bolsonaro - para togado no TRF-1/ em vez do candidato de Dino/ o juiz maranhense Pablo Zuniga. Marques era desembargador no TRF-1/ antes de ser Ministro do STF/ por isso tem levado vantagem em nomear novos desembargadores no TRF-1.

Dino já teria tentado emplacar outros maranhenses no TRF-1- Paulo Veltre/ Ney Bello. Marques teria saído vitorioso anteriormente. O voto de Nunes Marques pode puxar a maioria pela rejeição da liminar de Dino no caso do TCE(MA)? A ministra Carmem Lúcia antecipou voto conforme o entendimento do relator Flávio Dino.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IVO RESENDE DEFENDE AÇÃO CONJUNTA ARTICULADA DOS PREFEITOS PARA MELHORIA DOS MUNICÍPIOS DO MARANHÃO

  Há pouco mais de um ano, Ivo Rezende, prefeito de São Mateus, tem se destacado pelo compromisso com o fortalecimento das administrações lo...