23 de março de 2024

ESSE É O PROBLEMA : UNIDADE POLÍTICA X ETERNIDADE DE MANDO

Existem muitas teses sobre a eterna pobreza no Maranhão. Os místicos atribuem a uma suposta "caveira de burro"/ enterrada entre o Piauí/ Maranhão. Você acredita em lenda? Claro que não/ você não é burro.

Os sábios dizem que a solução é pela Educação - erradicar o analfabetismo. O estado ocupa a antepenúltima posição dos economicamente ativos com ensino superior. Então teria outras etapas?

Sim. Entre elas a mentalidade política que precisa de uma real/ verdadeira mudança nas suas práticas. Flávio Dino se propôs a iniciar/ mas Dino caiu do caminhão/ antes ser jogado nos labiríntos  do Supremo Tribunal Federal.

O problema da unidade política para o desenvolvimento confronta-se com a eternidade de mando. O Maranhão já teve período de alternância política? Entre 1910/ 1930/ logo após a morte de Benedito Leite ocoreu alternância. 

Herculano Parga/ Cunha Machado/ Urbano Santos/ Godofredo Viana/ Magalhães de Almeida foram as maiores expressões políticas deste áureo período de unidade / proporcional desenvolvimento em múltiplos setores públicos do Maranhão/ por intermédio da salutar alternância política.

O atual momento político é muito parecido com o período epigrafado- 1910/ 1930. O governador Carlos Brandão inicia este novo ciclo/ contribuindo com experiência/ competência/ predisposto a discussão/ práticas salutares para dar continuidade a necessária unidade ao  desenvolvimento do estado. 

O problema à unidade política/ desenvolvimento do estado que se apresenta - a "eternidade de mando" - vem de setores nanicos/ parasitários da esquera festiva/ escocesa que teriam sido beneficiados na última década/ com a máquina do governo Dino/ para suas eleições na proveta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...