26 de setembro de 2023

MÍDIAS E SUICÍDIOS : DO SENSACIONALISMO SÁDICO EM BUSCA DE ACESSOS À MODELAGEM POSITIVA/ PREVENTIVA

A Assembleia Legislativa do Maranhão/ Ministério Público promovem na manhã da próxima quarta-feira(27) / "Café da manhã com profissionais da mídia"/ tendo como oportuno tema "O impacto da mídia na prevenção do suicídio".


O tema "O impacto da mídia na prevenção do suicídio"/ nos leva a refletir entre o sensacionalismo sádico à modelagem positiva/ preventiva. O Blog do Cesar Bello faz a opção pela informação conscientizadora/ positiva/ preventiva.


A informação modeladora é aquela que aborda o fato/ informando aonde buscar ajuda/ tratamento/ exemplos de superação/ evitando o excesso de atualizações/ glamorização/ fornecimento de dados que geram a identificação.


O tema nos remete as aulas de Sociologia/ Antropologia/ abordagem de Emíle Durkheim na obra "O Suicídio" : "a solidariedade é o fator que garante a coesão em período específico/ fazendo com que as pessoas se sintam parte do grupo".


A mídia tem que ir além da coesão social momentânea em período específico/ abordando o tema dentro da hodierna orientação positiva/ preventiva/ conscientizadora/ evitando o sensacionalismo sádico em busca de acessos.


"Escrever é uma maldição... e é uma salvação. Salva a alma presa/ salva a pessoa que se sente inútil/ salva o dia que se vive. Escrever é abençoar uma vida que não foi abençoada. Escrever é entenderr/ sentir o último sentimento"(Clarice Lispector)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRAIDE DIZ QUE NÃO É FÁCIL SER PREFEITO ENTÃO AINDA QUE INCONSCIENTE ADMITE QUE NÃO ESTÁ PREPARADO PARA SER GOVERNADOR

O prefeito Eduardo Braide ainda que inconsciente admitiu em discurso recente não está preparado para ser governador. Braide choroso disse qu...