26 de julho de 2023

ANTIGO PRÉDIO DA SEDUC VIRA SHOPPING RUA GRANDE E VAI SER INAUGURADO POR BRANDÃO NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA(26)

 O prédio de três pavimentos que por muito tempo foi a sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na Rua Grande no Centro de São Luís foi transformado pelo governo do Maranhão em Shopping Rua Grande e será inaugurado nesta quarta-feira (26).

Antiga sede da Seduc foi transformada em Shopping na Rua Grande em São Luís…


A entrega será feita pelo goverandor  Carlos Brandão às 17h. A obra será o primeiro shopping cultural do Maranhão. A ação integra o programa Adote um Casarão, iniciativa que faz parte de uma estratégia do programa Nosso Centro, executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), que visa oxigenar o Centro Histórico de São Luís com atividades mercantis e de prestação de serviços.

O shopping com característica popular será dotado de praça de alimentação, banheiros e vai ser mais uma opção para lojistas da cidade. O local será o mais novo atrativo de compras, lazer e entretenimento da capital maranhense e oferecerá conforto e segurança de um shopping convencional no maior espaço de comércio popular da cidade, a Rua Grande. O ambiente terá circulações climatizadas, sanitários, atrações por temporada e dedicará um andar especial para a difusão e valorização da cultura maranhense.

O funcionamento do shopping será das 9h às 21h, de segunda-feira a sábado; e aos domingos, das 9h às 14h, com feirinha cultural aberta composta por diversas atrações da culinária, música, dança e artesanato regional.

Estrutura

Com investimentos da ordem de R$ 1,8 milhão, o Shopping Rua Grande é um empreendimento de 2.100 m² em três pavimentos: térreo, 1° piso e 2° piso. Conta, ainda, com elevadores e sistema de wi-fi para o público. Da construção até o pleno funcionamento do centro comercial, foram gerados cerca de 200 empregos diretos e indiretos.

O 2° piso do imóvel será o Espaço Cultural, com venda de artesanato, produtos de artistas, de grupos culturais maranhenses e de comidas típicas. A comercialização será em 20 bancas e em mais 5 lojas. Terá um espaço para apresentações musicais e da cultura popular e outro para exposições de arte.

Um dos cartões de visita desse pavimento será a vista panorâmica que o público terá da Praça Deodoro e uma parte do Rio Anil. O planejamento arquitetônico deu ênfase a essa possibilidade que poderá ser desfrutada pelo público que visitar o shopping.

O térreo do shopping terá ligação direta com a Rua Grande, permitindo um fluxo de mais de pessoas aos 14 boxes de 5m²; 16 espaços de lojas, de 14 a 35 m²; 2 quiosques; e uma megaloja.

1° piso terá 4 quiosques, 5 lojas, uma segunda megaloja e a praça de alimentação (onde funcionará o sistema de WiFi) unida a um pátio panorâmico com vista para a Rua Grande e para o Palacete Gentil Braga, um dos mais belos imóveis históricos do Maranhão, revestido de azulejos azuis e onde funciona do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Adote um Casarão

O Shopping Rua Grande é resultado do sucesso do Adote um Casarão, programa gerenciado pela Secid que disponibiliza, por meio de editais, imóveis do Estado, em desuso ou subutilizados, para empresas e grupos culturais, visando um desenvolvimento sustentável no Centro Histórico de São Luís. Pelo Adote um Casarão, os adotantes dos imóveis assumem o compromisso de restaurar o espaço com direito a uso por um período de 15 a 30 anos, dependendo das especificidades de cada edital lançado pelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CANDIDATURA ISOLADA DE OTHELINO NETO À PRESIDÊNCIA DA ALEMA É ARAPUCA JURÍDICA PARA ARGUIR NULIDADE?

A quixotesca candidatura à Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão/ originada na ilusão da sombra no passado - quando era Presiden...