O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Rodrigo Lago (PCdoB), participou, no final da tarde deste domingo (2), da ‘Caminhada da Conscientização do Autismo’, para marcar o lançamento da campanha ‘Mais Informação, Menos Preconceito’, na Avenida Litorânea, em São Luís, e em celebração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, instituído pela ONU em 2007. O deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) também prestigiou o evento.
Rodrigo Lago, que estava acompanhado da esposa, Rafaela Soares, disse que informação correta, diagnóstico precoce e socialização ajudam no combate ao preconceito,. Destacou, ainda, a importância da campanha, realizada pela Associação Maranhense dos Amigos dos Autistas (AMA-MA) e outras entidades.
“É de grande importância o trabalho realizado pela AMA buscando reduzir o preconceito contra os autistas, com mais inclusão, respeito e compreensão. Precisamos combater esse preconceito com mais informação. É preciso derrubar as principais barreiras enfrentadas pelos autistas em busca de inclusão escolar e no mercado de trabalho”, afirmou.
Grande participação
Neto Evangelista ressaltou que a Alema já aprovou várias leis com essa temática, como as derivadas de projetos de sua autoria, a exemplo da lei antifogos, que limita o barulho de fogos de artifício, e a ‘Sessão Azul’, que garante, no mínimo, mensalmente uma sessão de cinema adaptado para pessoas com TEA, no Maranhão.
“Precisamos enfrentar o preconceito justamente com mais informação e oferecendo condições mínimas para quem tem TEA”, frisou.
De acordo com a presidente da AMA, Telma Nascimento, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Dezenas de pais, mães e amigos foram prestigiar a caminhada, que percorreu um trecho do calçadão da Avenida Litorânea e, no final, contou com um show do cantor autista Augusto Neto.
Presente, a dona de casa Macilena Cardoso, é mãe de Wallentim, de três anos, que não se separava de um pintinho de brincadeira. “Soube pelas redes sociais e há dias planejava trazer o Wallentim para passear também na Litorânea. Muito obrigado aos organizadores por buscarem derrubar o muro do preconceito que ainda existe em torno do TEA”, garantiu.
O deputado federal Duarte Júnior (PSB) e representantes do Ministério Público, da OAB-MA e da Defensoria Pública do Estado também participaram do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário