Nesta quinta-feira (8), São Luís comemora 410 anos, cercada de beleza, poesia e também por obras que vêm ajudando resgatar a grandeza e a riqueza histórica da capital.
À frente da Secretária das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão (Secid-MA) por mais de um ano, Márcio Jerry imprimiu sua marca em algumas das entregas recentes, convertendo o trabalho conduzido pelo Governo do Estado em verdadeiros presentes para a Ilha do Amor.
Em 10 pontos, confira como Jerry ajudou a promover a revolução no desenvolvimento urbano de São Luís.
PAC Rio Anil
Em São Luís, a Secid concluiu diversas obras para garantir dignidade e qualidade de vida para a população. Um grande exemplo foi a conclusão do Projeto PAC Rio Anil. Onde havia palafitas, agora existe uma área urbanizada com creche em tempo integral, Escola Digna com 12 salas e quadra poliesportiva, Clínica do Idoso, delegacia, pista de skate e pavimentação das vias do entorno. Garantia de mais saúde, segurança e convivência social para mais de 10 mil famílias dos bairros Camboa, Alemanha, Fé em Deus e Liberdade.
Ponta do São Francisco
À margem da Avenida Ferreira Gullar, a Ponta do São Francisco foi outra a revolucionar a paisagem da capital. A área foi aterrada e no local foi construído um completo centro urbanístico com praça, academia de ginástica, brinquedos infantis, caramanchões e coretos. Além disso, no espaço foi construída uma unidade da Clínica Sorrir.
Parque da Vila Palmeira
Espaço de integração e convivência comunitária para realização de grandes eventos culturais e esportivos, o Parque da Vila Palmeira foi outra grande conquista para a capital. Instalada próxima ao antigo Parque Folclórico da Vila Palmeira, a área, com cerca de 40 mil metros quadrados, ganhou quadra poliesportiva, campo de futebol, fonte luminosa, pista de caminhada, lago artificial, pista de skate, espaço para brinquedos infantis, academia ao ar livre e mobiliários urbanos como lixeiras, bancos, sinalização e novo sistema de iluminação, além de 24 boxes, para ajudar a incrementar a renda dos moradores da região.
Praia do Bonfim
Na Praia do Bonfim, localizada na região Itaqui-Bacanga, a urbanização, entregue no fim de 2021, garantiu um novo cartão-postal à capital maranhense. As obras contemplaram a construção de calçadão, quiosques, área de caminhada, praça com playground, sistema de iluminação em LED, equipamentos de ginástica, quadra poliesportiva, píer e palco para eventos.
Praças para o convívio da comunidade
Durante a gestão de Jerry, 13 praças inauguradas nos bairros do Monte Castelo, São Francisco, Vila Embratel, Vila Sarney, Vila Industrial, Paraíso Piancó, Nova República, Residencial Ribeira, Recantos dos Signos, Habitar Nice Lobão, Coroado, Coroadinho, além da Praça Manuel Beckman, uma obra histórica comandada por Jerry, para garantir o convívio da população e mais lazer para crianças.
“Cores da Cidade”
Com o projeto “Cores da Cidade, o Conjunto dos Bancários ganhou nova vida, criando um novo ponto turístico para a capital. Além de mais dignidade aos moradores, a revitalização promoveu a valorização dos imóveis.
Casarão das Quebradeiras de Coco
Celebrado recentemente até pelo presidente Lula, o casarão 489, localizado na Rua Palma, Centro Histórico de São Luís, foi mais uma das obras entregues em 2021 pelo Governo do Maranhão, a partir do trabalho conduzido por Márcio Jerry, para abrigar a nova sede do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). Respeito às mulheres e à história das trabalhadoras agora conjugadas num único lugar.
Casarão Porta e Janela
Ainda pelo Programa Nosso Centro, o casarão nº 140, localizado na Rua do Ribeirão, foi amplamente reformado e é outra obra que dá orgulho pelo que exibe por fora, mas também pelo que abriga dentro: o primeiro escritório popular de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão, focado em demandas populares, além do Tebas Bar e Café e um cowoking.
“Casa Negro Cosme”
Em parceria com a Vale, na Rua do Giz, outro prédio icônico recebeu completa revitalização para receber, honrosamente, a nova sede da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR), passando a ser chamada de “Casa Negro Cosme”. Parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de São Luís, cenário de um dos primeiros momentos da ocupação portuguesa na capital maranhense, o espaço, junto com a Praça da Liberdade e o Museu do Negro – Cafua das Mercês, foi denominado pelo Governo do Estado como o “Complexo de Fortalecimento Etno”.
Creche de tempo integral no Centro Histórico
Já na Rua Rio Branco, mais precisamente no casarão 404, na esquina com a Rua dos Afogados, mais um prédio histórico ganhou vida plena. Revitalizado para ser um Centro Integral de Educação Infantil, a creche de tempo integral foi pensada para beneficiar os trabalhadores, trabalhadoras e moradores da região do Centro Histórico de São Luís, além de gerar emprego, renda e preservação do patrimônio histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário