O bolsonarismo maranhense segue a mesma linha de composição ideológica contraditória do brasileiro/ composto entre políticos mal afamados (Josimar)/ redutos encabrestados(evangélicos do tipo Mical/ Josival) policiais reformados "espocadores de urnas"/ como o Coronel Monteiro.
Esse 'balaio bolsonarista'/ onde gatos se misturam com ratos vai servir de "cercadinho" para candidatura ambulante de Lhaésio Bonfim ao governo/ enfraquecendo a oposição. Para quem tem visão/ janela sobre eleições maranhenses sabe que está divisão pode levar Brandão a vitória ainda no 1º turno.
A estratégia de múltiplas candidaturas majoritárias é adequada quando as intenções de votos são desproporcionais - a diferença entre governo e oposição for grande. Não é o caso no Maranhão. Weverton/ Brandão estão em empate técnico/ com o governista em percepiível ascenção quase geométrica.
O nicho político desta eleição são os indefinidos/ hoje em dobro aos que já fizeram a opção por um candidato ao governo. Todos vão focar neste eleitorado. Brandão terá a seu favor as ações governo em 6 meses/ para convencer os eleitores maranhenses sobre a continuidade do desenvolvimento.
As ações do governo Brandão/ agilidade/ descentralização das políticas públicas serão decisivas para sua vitória/ desde que não caracterizem abuso econômico ou de poder. A legislação não proíbe Brandão de trabalhar nestes 6 meses. Torcer pelo "quanto pior melhor" é desserviço flagrante contra o Maranhão.
O substancial da oposição está tonta/ pois Weverton com maior densidade eleitoral acabou de deixar o ventre quente/ protegido do governo/ onde tinha cargos/ funções auxiliares nas articulações. Josimar abortado por investigações de dentro/ fora do mesmo ventre busca sobreviver candidato para não ser preso.
As candidaturas tem seus pensadores/ marqueteiros/ conselheiros para dar dinâmica as pré-campanhas. Fatos/ acontecimentos/ movimentos políticos presentes/ futuros precisam de boas/ eficientes respostas. O governo mantém a unidade/ cataliza adesões. A oposição segue dividida/ fragilizada sofrendo defecções.
A campanha não começou/ não se ouviu o eleitor. Pesquisas qualitativas são importantes nesta escuta. A crítica da oposição supera o desempenho do governo? Tempo/ movimentos poderão responder. Pugna-se por uma campanha limpa/ propositiva para que independente do resultado o Maranhão sai vencedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário