23 de julho de 2018

DE VITORINO À SARNEY : "VOU AO MARANHÃO APERTAR AS CANGALHAS"

Carlos de Lima foi bom pesquisador/ escritor. O problema foi não melindrar Sarney nas Histórias do Maranhão/ A República.

Resultado de imagem para HISTÓRIAS DO MARANHÃO EM TEMPOS DE REPÚBLICACARLOS LIMA

Benedito Buzar também omite a metamorfose de Sarney "na estufa do Palácio dos Leões" sob o comando de Vitorino Freire.
Resultado de imagem para Livro O Vitorinismo

Benedito Buzar/ Carlos Lima não leram - se leram não deram atenção - a História da Política no Maranhão/ obra de Antônio Lobo.

Antônio Lobo fundador da Academia de Letras informa sobre Benedito Leite - " morreu em Hyères/ na França ninguém lhe tomou o bastão".

Lobo sem pele de cordeiro explica : " como verdadeiro republicano pregou a alternância/ tendo ficado apenas por dois anos a frente do governo".

Leite tinha comando/ não exercia mando. Leite morreu em 1909/ mas promoveu a alternância- entre 1906/ 1926. Neste período revesaram-se :

Artur Quadro Moreira/ Luís Domingues/ Herculano Parga/ Urbano Santos/  Cunha Machado/ Godofredo Viana/ Magalhães de Almeida.

Depois as Juntas Governativas/ o Tenentismo/ o Estado Novo/ os Interventores/ Martins de Almeida/ o "Bala na Agulha"/ o mando de Vitorino.

Vitorino dizia :"vou ao Maranhão apertar as cangalhas" - Paulo Ramos/ Saturnino Bello/ Matos Carvalho/ Newton Bello não aceitaram a cangalha.

Tem períodos democráticos/ éticos do poder no Maranhão. O fato de Dino não ter um sucessor possibilita a volta alternância  sob comando do povo.

Passou o período da "cangalhas"/ principalmente para quem escreve sobre política. A verdade - passada/ presente/ projeção futura  - é um dever de ofício.

Tem "jegue" que mistura religião/ política/ bem/ mal/maniqueísmo medieval. Pastor/ escritor não podem aceitar cangalha que prevaleceu de Vitorino à Sarney.



Nenhum comentário:

Postar um comentário