13 de junho de 2018

RUBENS JUNIOR DESTACA DEVEMOS PRIMEIRO DESTACAR AS MATÉRIA SOBRE FINANCIAMENTO ESSA DA SEGURANÇA TEM DE SER AMPLIADA COM OS NÚMROS DO SÃO JOÃO

Rubens Júnior destaca trabalho da SSP para diminuir índices de criminalidade no Maranhão

O deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB) destacou, em sessão do plenário da Câmara dos Deputados, os avanços alcançados pela gestão do governador Flávio Dino na segurança do Maranhão. “Entre 2004 e 2014, a taxa de homicídios no Maranhão aumentou ano a ano, sem trégua. Foram dez anos seguidos de alta. A partir de 2015, no entanto, os números começaram a cair, invertendo a curva ascendente até então. Os dados são do Atlas da Violência, divulgado pelo Ipea”, anunciou o parlamentar.
Com 2.408 assassinatos notificados, o estado fechou 2016, último ano base do levantamento, com a taxa de 34,6 assassinatos por 100 mil habitantes, a terceira menor taxa do Nordeste. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.
Segundo o estudo, em 2014, o Maranhão chegou a ocupar o 4º lugar do país entre os estados com maior crescimento das notificações de homicídios, registrando aumento alarmante de 163,3%, se considerados os anos de 2005 a 2014, sete vezes maior que a média nacional, que era de 22,7%. Se considerados os homicídios por arma de fogo, o aumento chegava a 245% naquele ano.
Ainda de acordo com o deputado, a partir de 2015, finalmente o estado passou a registrar redução nas taxas, justificada pelos investimentos realizados gestão do governador Flávio Dino na segurança pública, “que têm impactado diretamente os principais índices de criminalidade no estado, inclusive o aumento na efetividade dos registros policiais de crimes, permitindo ações mais pontuais e resolutivas, a partir da estruturação qualificada das policias”, ressaltou Rubens Júnior.
Sob a liderança do secretário Jefferson Portela, hoje, o Maranhão possui o maior efetivo policial da história, com mais de 12 mil profissionais nas ruas. Cerca de 3,5 mil novos policiais foram nomeados desde 2015. Mais de 8 mil policiais receberam promoções em três anos.
“Além disso, com mais de mil veículos entregues, nos últimos três anos, a frota de viaturas foi quase duplicada e novas unidades policiais construídas, reformadas e instaladas por todo o território estadual”, afirmou o deputado durante pronunciamento.
Números comprovam os resultados expressivos
Apesar do Atlas da Violência ainda não apresentar dados de 2017 e 2018, outros levantamentos têm apontado franca queda das taxas de criminalidade no Maranhão. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, por exemplo, o estado registrou redução de 73% nas ocorrências de assaltos a banco, quando comparados os anos de 2017 e 2014. Já a Região Metropolitana de São Luís fechou o último ano com redução de 40,6% na quantidade de homicídios notificados, no mesmo período.
A nova edição do Atlas da Violência, divulgado pelo Ipea mostra que 19 das 27 unidades da Federação tiveram aumento na taxa de homicídios entre 2015 e 2016. Apenas oito Estados tiveram queda nesse tipo de crime. O Maranhão está entre eles.
Vale lembrar, que de acordo com a Folha de S.Paulo, o Maranhão foi o segundo que mais ampliou investimentos na Segurança em 2017. Foi uma alta de 26%, com gasto total de R$ 1,56 bilhão em 2017.
Temos mais resultados: São Luís deixou em 2017 a lista das 50 cidades mais violentas do mundo, segundo estudo da organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz; Com mais treinamento, inteligência, profissionais e setores especializados, a apreensão de drogas no Maranhão em 2017 foi de mais de 7 mil quilos, quase 70 vezes mais que em 2014.


--
Assessoria de Comunicação Deputado Federal Rubens Jr.
Gabinete Deputado Rubens Jr.
Telefone: (61) 3215-5574 - Fax: 3215-2574 Whatsapp (61) 99644-8265

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISA INOP : DR. MILTON GONÇALO SEGUE NA LIDERANÇA PELA PREFEITURA DE SANTA RITA

0 WhatsApp Facebook Twitter Messenger Telegram Comparti O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida elei...