13 de fevereiro de 2018

CULTURA POPULAR/ CARNAVAL : DO PATROCÍNIO "GOVERNAMENTAL/ POLÍTICO/ PESSOAL" PARA O INSTITUCIONAL DE TODOS

A Cultura Popular/ Carnaval sofreu mudança positiva - do patrocínio "governamental pessoal" dos governos Sarney/ para o institucional de todos com Dino.

Sarney desde o primeiro dia da festiva posse usou manifestações culturais/ cívicas/ religiosas como instrumentos de cooptação/ dominação política.

A tirania do pernambucano Vitorino Freire temia as manifestações culturais dos maranhenses. A oligarquia Sarney tinha como estratégia a cooptação.

Freire reprimiu o Carnaval/ aproveitou um incêndio ocasional durante as festas de São João para apelidar Neiva Moreira de incendiário/ Caramuru. 

O governo elitista de Pedro Neiva(70/74) priorizou a "República do Jaguarema". O povo deu a resposta foi para rua/ fez o Carnaval do Maranhão o 3º do Brasil.

Nunes Freire(74/ 78) apelidado de "macaco" pelo embrião do Sistema Mirante não "pulou o carnaval" - não patrocinou/ não vetou/ tão pouco dele se utilizou.   
João Castelo(78/82) apelidado por Sarney/ na mesma forma que Vitorino Freire - João Caramuru - tira o Carnaval dos Clubes/ patrocina as bandas nas ruas.

Luís Rocha(84/88) faz a "Passarela do Samba"/ dá as chave$ para Ricardo Murad/"Piranha da Flor Samba". Murad pratica o 1º desvio com dinheiro do povo.

Cafeteira(88/94)/ "X 9 da Ditadura" que proibiu "Baile de Máscara" em 65 - comunista tinha que mostrar a cara  - incentiva o "Carnaval dos Municípios". 


Roseana/Fernando Sarney nos governos(94/98/2004) lucram milhões com o Marafolia/ esvaziando o Carnaval/ dominando a Cultura Popular.(Aguardem). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário