11 de fevereiro de 2018

CARNAVAL COM PATROCÍNIO INSTITUCIONAL/ SEM A ETIQUETA PESSOAL(I)


Poucos articulistas/ analistas da política maranhense deram a devida importância a Cultura Popular como instrumento de dominação política entre os períodos paleolítico de José Sarney/ o neolítico/ escravocrata de Roseana/ a "Branca". Qual a razão do descaso?

Nada é mais incisivo/ marcador do que a Cultura Popular na identidade de um povo. Sem ela a identidade desaparece. O filósofo marxista italiano Antônio Gramsci alerta para utilização da Cultura Popular como instrumento de libertação/ domínio.

Gramsci(1891/ 1937) é atual quando diz que os "intelectuais podem ser medíocres na capacidade cultural de avaliar/ expandir o potencial destes símbolos/ mitos/ ritos/ folclore/ festas". Gramsci era italiano bebeu na fonte com Nicolau Maquiável.

Gramsci/ Maquiavel ambos estudaram/ perceberam como a "Casa dos Médici" usou por três séculos o "Pacto Governo/ Cultura Popular " - no início era consenso/ depois abusou por meio da força/ patrocínio/ domínio da identidade cultural.

Durante o Carnaval tentaremos mostrar importantes recortes do uso/ abuso da Cultura Popular como instrumento de dominação política no Maranhão Novo(José Sarney)/ Novo Tempo(Roseana Sarney)/ desde o 1º dia/ posse no Governo do Estado.



A linguagem dos tambores mistura-se aos acordes/ cívicos/ militares/ dobrado dos sinos da Igreja da Sé. Gláuber Rocha coloca bem no início do vídeo/ de forma velada o domínio da identidade cultural/ o patrocínio do governo estadual/ o domínio militar.


Um comentário:

  1. Em BH, Minas, qual água o PT tomou nesse Carnaval?…
    Eu sei! Foi água de parto!
    |
    Observe:
    Votar em PT é uma “experiência” de compra.
    Não é o produto que é importante. Mas a ex-pe-ri-ência abstrata.
    A experiência de se estar comprando!
    [“– votei no PT. É chique. Sou moderninho. Sou “””jovem”””)
    PT é 1 produto de consumo. Vendido.
    E propagado via marketing publicitário e propaganda.
    |
    No Carnaval basta ir aos blocos e alguns bloquinhos pra ver PT [disfarçadamente] se infiltrando para fazer propaganda e doar adesivos a favor do apedeuta lula:
    |
    PT procura associar sua imagem com o Carnaval pra “dizer” Q é moderninho; de Q se está com “dioniso”, que não é “careta” [rsrsrs]! Mas no seu miolo o PT é barango; Kitsch; é brega; de mau gosto enorme; caretaço!; cafonérrimo!
    Votar no PT não é apenas votar; mas é uma “experiência” de se comprar.
    O que se compra não importa! O importante é a apenas a experiência de consumo!

    ResponderExcluir

GRUPO MATEUS INAUGURA 47ª LOJA EM SÃO LUÍS : O SUPERMERCADO ESTÁ LOCALIZADO NO BAIRRO DA ALEMANHA

  Nesta quinta-feira, 25, o Grupo Mateus abre as portas de mais uma loja na capital do Maranhão. A companhia vai inaugurar um supermercado n...