Poucos articulistas/ analistas da política maranhense deram a devida importância a Cultura Popular como instrumento de dominação política entre os períodos paleolítico de José Sarney/ o neolítico/ escravocrata de Roseana/ a "Branca". Qual a razão do descaso?
Nada é mais incisivo/ marcador do que a Cultura Popular na identidade de um povo. Sem ela a identidade desaparece. O filósofo marxista italiano Antônio Gramsci alerta para utilização da Cultura Popular como instrumento de libertação/ domínio.
Gramsci(1891/ 1937) é atual quando diz que os "intelectuais podem ser medíocres na capacidade cultural de avaliar/ expandir o potencial destes símbolos/ mitos/ ritos/ folclore/ festas". Gramsci era italiano bebeu na fonte com Nicolau Maquiável.
Gramsci/ Maquiavel ambos estudaram/ perceberam como a "Casa dos Médici" usou por três séculos o "Pacto Governo/ Cultura Popular " - no início era consenso/ depois abusou por meio da força/ patrocínio/ domínio da identidade cultural.
Durante o Carnaval tentaremos mostrar importantes recortes do uso/ abuso da Cultura Popular como instrumento de dominação política no Maranhão Novo(José Sarney)/ Novo Tempo(Roseana Sarney)/ desde o 1º dia/ posse no Governo do Estado.
A linguagem dos tambores mistura-se aos acordes/ cívicos/ militares/ dobrado dos sinos da Igreja da Sé. Gláuber Rocha coloca bem no início do vídeo/ de forma velada o domínio da identidade cultural/ o patrocínio do governo estadual/ o domínio militar.
Em BH, Minas, qual água o PT tomou nesse Carnaval?…
ResponderExcluirEu sei! Foi água de parto!
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Observe:
Votar em PT é uma “experiência” de compra.
Não é o produto que é importante. Mas a ex-pe-ri-ência abstrata.
A experiência de se estar comprando!
[“– votei no PT. É chique. Sou moderninho. Sou “””jovem”””)
PT é 1 produto de consumo. Vendido.
E propagado via marketing publicitário e propaganda.
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No Carnaval basta ir aos blocos e alguns bloquinhos pra ver PT [disfarçadamente] se infiltrando para fazer propaganda e doar adesivos a favor do apedeuta lula:
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PT procura associar sua imagem com o Carnaval pra “dizer” Q é moderninho; de Q se está com “dioniso”, que não é “careta” [rsrsrs]! Mas no seu miolo o PT é barango; Kitsch; é brega; de mau gosto enorme; caretaço!; cafonérrimo!
Votar no PT não é apenas votar; mas é uma “experiência” de se comprar.
O que se compra não importa! O importante é a apenas a experiência de consumo!