5 de novembro de 2016

MALHA INSTITUCIONAL COMEÇA A SE LIBERTAR DA FAMÍLIA SARNEY : MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE/ JUSTIÇA ACATA DENUNCIA CONTRA ROSEANA SARNEY

A malha institucional - Ministério Público/ Poder Judiciário/ Poder Legislativo/ OAB-MA/ Federação do Comércio/ Indústria/ Sindicatos e demais Entidades Classistas -  foi durante 50 o instrumento de controle/ retorno da família Sarney ao centro do poder.

Todos aqueles que se rebelavam contra os Sarney/ sentiram a pressão da malha institucional muitas vezes associada/ sincronizada das ações às sentenças. A exigência dos concursos públicos para preenchimento dos cargos foi o primeiro passo/ o segundo a renovação.

A oxigenação do Ministério Público/ Poder Judiciário - Concurso/ Renovação - as prerrogativas esculpidas na Constituição Federal foram fundamentais. Na mesma esteira o Judiciário começa a caminhar no sentido da independência/ com decisões na sua base - juízes de 1ª instância.

O sincronismo Ministério Público/ Poder Judiciário  fundamentado na legislação constitucional/ ordinária/ processual execra o mantra "Sarney é Sarney. Sarney é a lei". Acabou o tempo em que a Constituição do Maranhão se resumia a três artigos assim dispostos:

1º Todo poder no Estado Maranhão emana na forma vitalícia/ hereditária de  José Sarney;

2 º O poder que emana de Sarney será exercido no Maranhão/Brasil em nome dos seus três filhos ;

3º Revogam-se todas disposições/ intenções em contrário. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO MARANHENSE PROMETE SER UM MARCO NA HISTÓRIA

  Está aberto o período de inscrições para o aguardado 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, organizado pela Federação dos Muni...