5 de novembro de 2015

ALCÂNTARA AVANÇA : ARAKEM DEFINE ESTRATÉGIAS COM SEBRAE PARA ALAVANCAR EMPREENDEDORISMO/PISCICUTURA

O prefeito Domingos Araken, acompanhado de vereadores, secretários municipais, agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor do Sebrae de Alcântara e técnicos agrícolas do município definiram com a Gerência da Unidade Regional do Sebrae de Pinheiro (MA) novas estratégias para avançar no desenvolvimento do empreendedorismo e da atividade de piscicultura em Alcântara.
Domingos Araken e técnicos da Sala do Empreendedor do Sebrae de Alcântara foram homenageados pela Regional do Sebrae pelos importantes avanços realizados no empreendedorismo no município, a exemplo da implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Essa parceria entre e o Sebrae e a Prefeitura começou com a aprovação pela Câmara Municipal do projeto da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, encaminhado pela Prefeitura. Um marco nessa evolução.
A prefeitura também intensificou a participação de servidores e empreendedores em seminários e festivais do Sebrae. No mês de outubro, a equipe da gestão municipal e empreendedores locais participaram do Curso de Técnicas de Vendas, Festival Gastronômico Sabores dos Pescados, V Seminário de Piscicultura da Baixada Maranhense e V Seminário do Varejo da Baixada Maranhense, promovidos em parceria com o Sebrae e da Feira de Tecnologia da Agricultura (Agritec), promovida pelo Governo do Maranhão em São Bento (MA).
Durante o V Seminário de Piscicultura da Baixada Maranhense os técnicos agrícolas de Alcântara foram capacitados para trabalharem com a implantação e expansão da piscicultura junto aos agricultores familiares do município. Na ocasião, o prefeito Araken e a equipe técnica da Sala do Empreendedor de Alcântara, formada pelos agentes de desenvolvimento José Raimundo Lemos Campos Junior (Preguinho), Dilton Lobato e José Maria Meneses foram homenageados pelo Sebrae.
Peixe na merenda escolar - No seminário, o prefeito Domingos Araken também observou a possibilidade de implantar a polpa de peixe apropriada para a merenda escolar, a partir do processamento do produto por meio de uma máquina construída por pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Com uso da máquina todo peixe é aproveitado. A espinha é triturada e a massa se transforma em uma polpa para ser congelada, aumentando o prazo de conservação.
“Com a utilização dessa máquina aumentaremos o tempo de conservação e aproveitamento desse peixe para alimentação e uso na merenda escolar dos alunos da rede municipal”, explica Araken. Os pescadores e piscicultores também terão a garantia que o seu produto vai ser comercializado, tendo renda certa. “Ganham os alunos e educadores, ganham os produtores e ganha a população”, disse Araken.
Segundo o prefeito, “o peixe beneficiado será mais uma fonte de renda às comunidades, incentivará novos piscicultores a ingressarem nesse mercado lucrativo da piscicultura e poderá ser guardado em geladeira e freezer com segurança e data de validade definida”. A piscicultura é mais uma oportunidade para o desenvolvimento das comunidades quilombolas de Alcântara. O município ganhou novas barragens que vem sendo criatórios naturais de peixes o ano todo.
Novembro Empreendedor - A Gerente da Unidade Regional do Sebrae de Pinheiro, Rosa Amélia, destacou que a parceria entre Alcântara e o Sebrae é um trabalho contínuo. “Teremos em novembro um curso na Fazenda Escola da UEMA sobre implantação de Pomar Comercial (produção de mudas enxertadas), em parceria com a UEMA. Os técnicos de Alcântara já confirmaram presença”, disse Rosa Amélia.
A partir de agora a Prefeitura de Alcântara também abrirá licitação para comprar alimentos e produtos dos fornecedores locais, como determina a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Com os importantes resultados no estímulo do empreendedorismo em Alcântara, o Prefeito Domingos Araken também deverá concorrer ao Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae nesta próxima edição.

Um comentário:

  1. Dom Cesar,
    o Control C + Control V que vc fez, com fonte tamanho 10 não me animou a lê o post!
    o titulo da mensagem também destoa do seu texto.
    fala pro arakem inventar outras noticias para chamar atenção para a cidade dele!

    ResponderExcluir

2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO MARANHENSE PROMETE SER UM MARCO NA HISTÓRIA

  Está aberto o período de inscrições para o aguardado 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense, organizado pela Federação dos Muni...