23 de outubro de 2015

ALCÂNTARA SOB O CÉU DE BRIGADEIRO


Passageiros, pilotos e autoridades militares que sobrevoarem em suas aeronaves o céu de Alcântara nesta sexta-feira (23), data em que se comemora do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), contemplarão do alto de seus aviões e helicópteros um município com muitas novidades realizações. Vista do alto, terra e mar, Alcântara ganhou novos cartões-postais, estradas, barragens, escolas, UBS…
Na sede e em seus povoados a nova Alcântara cresce com força, trabalho e igualdade de oportunidade para todos. Do seu chão brotam novas escolas em Cujupe e Oitíua. Crescem 43 sistemas de abastecimento de água. Quase todas as escolas já estão reformadas e modernizadas. A nova UBS do Mangueiral já é um sonho real. Concretizado e que atende a população alcantarense.
Das águas das novas barragens crescem peixes para alimentar o ano todo as comunidades beneficiadas. Cresce o capim para o gado. Cresce a produção de patos e pescados. Cresce a renda e a economia de povoados como Tubarão, Novo Tubarão, Raimundo Su e Itamatatíua. Novas estradas rasgadas e urbanizadas, construídas pelo Prefeito Domingos Araken pavimentam um novo futuro à população.
Estradas que facilitaram o acesso dos moradores e de veículos de passeio com tração em duas rodas, em todas as regiões e povoados de Alcântara. Com novas estradas, os ônibus escolares, novos, seguros e confortáveis, diga-se de passagem, passaram a transitar e garantiram o transporte escolar de todos os alunos do município. Com estradas novas e ônibus direto, avança o fim do ensino multiseriado. Mais de mil novos alunos foram matriculados. Uma lição de gestão escolar.
As crianças e adolescentes podem viajar para estudarem em escolas próximas de suas casas, com crianças da mesma faixa etária e nível escolar. Essa é uma nova Alcântara. Uma nova Alcântara que capacita e qualifica seus novos trabalhadores com os cursos do Pronatec, e em parceira com o Sebrae, Senac, IFMA, CLA e governos estadual e federal prepara e forma jovens e adultos para o mercado de trabalho.
Vista o alto ou caminhando por suas ruas seculares, a nova Alcântara se mostra empreendedora, com a Sala do Empreendedor do Sebrae, festivais de música e gastronomia. Uma cidade que tem uma administração municipal que investe na atração de novos empreendimentos, abertura de novas empresas e formação de empreendedores capacitados para gerar renda à nossa população.
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas já está implementada na secular Alcântara. Associações rurais foram organizadas e conseguiram recursos para construção de mais de 1000 casas, por meio do programa Minha Casa Minha vida. Alcântara firmou convênio para emissão de CPF e carteiras de identidade e de trabalho. No turismo e lazer, novas estradas de acesso chegam à região das praias.
Olhando do alto, não se avista apenas ruínas, telhados, florestas, rios e mares em Alcântara. Hoje, o aviador, passageiro ou tripulação que voar sobre Alcântara verá uma cidade que cresce com estratégias para fortalecer o turismo, o comércio, a produção rural e serviços. De norte a sul, leste a oeste, Alcântara conquista novos e importantes motivos para celebrar seus 366 anos, em dezembro próximo.
A população ganhou nova Unidade Odontológica Móvel do Brasil Sorridente. A atual administração também realizou concursos públicos e muitos dos novos servidores públicos concursados já estão trabalhando, na sede e povoados. Também começa a virar realidade a luta coletiva de gerações de alcantarenses para implantação de um Campus da UFMA no município. Agora há provas concretas.
O prefeito Araken e o reitor da UFMA, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho, assinaram protocolo de intenções entre as instituições para viabilizar curso de graduação presencial, programas de extensão e atividades acadêmicas oferecidas pela UFMA no município. A assinatura do protocolo, que aconteceu neste mesmo mês de outubro em que se comemora o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.
Uma solenidade prestigiada pelo diretor do Campus de Pinheiro, Professor Ricley Marques, pelo Prof. Dr. João de Deus Mendes da Silva e pelo assessor jurídico da UFMA, Cláudio Oliveira. Começa agora uma nova etapa de luta e trabalho jurídico e administrativo para concretizar esse sonho de todos nós. A Câmara Municipal apreciará a cessão de um prédio da Prefeitura para sediar a UFMA.
Uma nova Alcântara já é vista em todos os ângulos, direções e regiões. Uma Alcântara de todos nós! Uma Alcântara que ainda tem muitos desafios pela frente, mas que vê resultados positivos que crescem e aparecem. Um trabalho sério e compromissado com a população. Um trabalho de toda a equipe da Prefeitura e colaboradores que faz Alcântara ganhar novos ares. Voar alto em busca de novos desafios e realizações. Parabéns a todos os aviadores e à FAB. Voamos com vocês



Nenhum comentário:

Postar um comentário