O SUCATEAMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO MARANHÃO : AS SUPERADAS TESES/ESTRATÉGIAS DE 1965 A 2015

A Segurança Pública no Maranhão sempre foi marcada/executada pelos improvisos dos coronéis de polícia ou do Exército/advogados controlados/delegados de carreira.

As superadas teses/estratégias- prevenção/repressão - desenvolvidas priorizaram combater o crime/satisfação da sociedade civil apavorada. 

Os coronéis formatados na ditadura- Freitas/Paiva/Aires/Seabra/ Santana/Silva Junior/ Ventura/Seixas/Xexéu utilizaram o "bato/prendo/arrebento", excetuando o equilibrado Carlos Alberto Salim Duailibe.


Os bacharéis- Raimundo Marques/ Agostinho Noleto/Sipaúba da Rocha/ Pedro Emano /Jorge Rachid/ Eurídice Vidigal permitiram comando paralelo da Polícia Militar. Os Secretários(a) de Segurança não tinham controle da PM. 

Os delegados de Leofredo Ramos e em especial Raimundo Cutrim conseguiram exercer o Comando Geral das Forças de Segurança Pública. Mas faltou planejamento- estudo da prevenção da criminalidade - que permitisse ações futuras.



Fundamental no momento investir em todos os setores da Segurança Pública sucateada- aumento do contingente/preparo físico/emocional/ boa remuneração do efetivo/ armamentos/ equipamentos/ viaturas.

Denunciar por denunciar não faz sentido. É preciso enxergar o problema como de interesse de todos. Portanto seria inteligente estudo/ proposta. Politizar Segurança/ Saúde/ Educação é criar cobra venenosa dentro de casa/ bairro/ Capital/Estado. 

3 comentários:

 
Tecnologia do Blogger.