Publicidade

ALCÂNTARA: O POVO APROVA NOVA UNIDADE DE SAÚDE

 Saúde Quilombola
            Alcantarenses aprovam nova Unidade Básica de Saúde
          
            A Prefeitura de Alcântara avança na melhoria da atenção básica de saúde à população. Depois de realizar e efetivar profissionais de saúde por concurso público, ampliar o Programa Saúde da Família, avançar os serviços de raio-x, normalizar o estoque e abastecimento de medicamentos e cumprir as metas de vacinação do Ministério da Saúde, a Prefeitura inaugurou na última semana a UBS do Mangueiral.
            A nova Unidade Básica de Saúde está situada na Vila Mangueiral. São mais de 400 metros quadrados de área construída em amplas e modernas instalações. Com três consultórios médicos, auditório, sala de vacinação, farmácia básica, consultório odontológico e atendimento humanizado, a qualidade dos serviços e instalações da nova UBS foi aprovada pela população alcantarense que prestigiou a inauguração.
            A solenidade contou com uma grande mobilização de saúde quilombola, onde foram prestados serviços de saúde às comunidades, em diversas especialidades médicas. Participaram do evento o vice-prefeito Pastor Pedro, a primeira-dama Léa Araken, secretários municipais e lideranças comunitárias. Para o secretário de saúde, Raimundo Neto, “a UBS do Mangueiral é fruto da forte política de saúde responsável, séria e compromissada realizada pelo prefeito Domingos Araken”, disse Neto.
            O secretário anunciou ainda que o atendimento na Unidade Mista de Saúde Doutor Neto Guterres, na sede, avançou e está regularizado com médicos plantonistas 24h. Mais de dois mil atendimentos em diversas especialidades foram registrados na grande mobilização de saúde quilombola, realizada pela Prefeitura de Alcântara, por meio das secretarias de Saúde e Educação, o Governo do Maranhão, Governo Federal (Programa Brasil Quilombola) e Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
            Outro avanço é a implantação de programas como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O grande número de atendimentos realizados comprova que a população alcantarense atendeu ao convite do Prefeito de Alcântara Domingos Araken (PT), que mobilizou as comunidades para receber serviços e atendimentos gratuitos de saúde. Ações educativas, palestras e cadastros para caderneta da criança, do adolescente e do idoso também foram realizadas durante a programação.
            A atual administração de Alcântara também implantou e ampliou o Programa Mais Médicos no município, melhorou o atendimento e efetivou o atendimento de médicos, dentistas, enfermeiros e agentes comunitários de saúde e de endemias na sede e povoados. “Avançamos forte na saúde. Mais três UBS reformadas, adequadas e ampliadas serão inauguradas no primeiro e segundo semestre”, disse Neto.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Tecnologia do Blogger.