14 de janeiro de 2015

OPOSIÇÃO BURRA ESTÁ DESNORTEADA E ANDANDO DE MOTOTÁXI

Michael Foucault ensina em Microfísica do Poder que o poder é um feixe de relações. Os tolos usam o senso comum para repetir : "política é feita de gestos".

O poder não é um objeto estático  à ser apenas admirado/ contestado. O poder é uma prática/ relação/ dinâmica social exercida por homens  no trato político histórico.

Durante 50 anos a oposição maranhense tratou o poder com asco/ pretensão/ admiração. Era uma prática esquizofrênica de ódio/ amor em choque permanente. 

Durante o beneditismo(Benedito Leite) as relações do poder gravitavam em torno do "bastão" daquele que se finou na França. A briga como de costume era de foice no escuro.

Macelino Machado genro de Benedito Leite, Urbano Santos genro de Magalhães de Almeida esgrimavam na situação . Portanto, o poder dos genros vem desde 1920. 

Tarquínio Lopes fica com o martelo e a foice da oposição com a morte de Costa Rodrigues, pai do do futuro prefeito de São Luís Costa Rodrigues Filho(1960/1964).

Costa Rodrigues foi o pivô da cisão governista em 1964. Vitorino Freire queria Renato Archer e Neuton Bello Costa Rodrigues no governo. Hoje Costa Rodrigues é um símbolo....

Observa-se que a oposição teve como trincheira a Prefeitura da Capital de 1920 à 2012, com intervalo na ditadura entre 1970 à 1984, período sem eleições nas Capitais.

Depois de 95 anos de lutas das oposições - destaque para os oposicionistas que não deram trégua a Vitorino Freire entre 1940 e 1965 - finalmente a oposição é poder- Capital/ Estado.

A construção política obedece o paradigma de Foucault- relação histórica : prática/ dinâmica/ mudança. A princípio a desconstrução vem de uma oposição burra e desnorteada, que anda de mototáxi.

É necessário/ salutar/ democrático/ imprescindível que exista a oposição burra ou não. Afinal é o mesmo Foucault quem ensina : "onde tem poder tem que existir reação".

Mas não fica bem ver Roberto Rocha pilotando a moto e Eliziane Gama na garupa. Ele é gordinho/ sem bunda. Ela popozuda/ turbinada dos seios até a cintura. Deixem a moto para Fábio Câmara e Andréa Murad.

Me ajuda Caju. Faz uma charge. Vamos abrir uma filial do Charlie Hebdo.



5 comentários:

  1. Não precisa aceitar: Veja o que a jornalista Flávia Regina e o “jornalista” Paulo Carvalho fizeram com a Lígia Teixeira no blog Camarão Seco. São com baixarias deste tipo que a oposição sarneisista busca travar o desenvolvimento do Maranhão? Me compre um bode. Processe-os todos. A liberdade de expressão é um direito de todos, vedado o anonimato, para que respondam pelas acusações que fizeram.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16:16

    Era só o que faltava: Cesar Bello dizendo que oposição está criando intriga dentro da própria oposição. Totalmente sem cabimento. Nem fundamentos. Quiça entendimento. Está parecendo os blogs sarneystas antes das eleições. Mas vamos sentar e esperar as proximas previsões do grande Cesar Bello.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20:27

    Primeiro é preciso que vc entenda que a oposição é situação. Segundo as posições de Roberto Rocha/Elisiane Gama são evidentes. Talvez com a visita de Luís Fernando muitos venham a refletir/ agir pelo desenvolvimento do Maranhão. Depois quem tiver competência se estabeleça. Não faço previsões, analiso os fatos dentro da sua dinâmica. Lanço mão da história da política maranhense para conscientizar os mais novos sobre erro/acertos da situação oposição.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21:21

    O patrimonialismo/fisiologismo/clientelismo é tão arraigado nesse Estado q até a forma de pensar das pessoas é neófita sob todos os aspectos. In casu, acham q o alinhamento pragmático de Dino e Rocha faz do último vassalo ar eternum do primeiro. Do mesmo modo, a visita de LF não o fará mero subalterno de Dino. Por isso, caríssimo Belo, vc terá q lançar muitas vezes mão da história de nossa política pra alargar o psique dos dois primeiros comentaristas e de muitos outros. Por fim, concordo contigo, e o Dino sabe disso, foi um alinhamento pragmático e q cada um se estabeleça pela competência. Ah, eu sou o do comentario Bolsonaro e o do pedrosa

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23:55

    Flavio Dino por favor pague nossos salários, estamos trabalhando!!!
    Servidores Hospitais e UPA S .
    Votei no senhor
    Por favor me pague!!!

    ResponderExcluir

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...