21 de outubro de 2014

"MUTATIS/MUTANDIS"(MUDAR O QUE DEVE SER MUDADO) : PARA EVITAR QUE OS DIÁLOGOS SE TRANSFORMEM EM PROMESSAS FARAÔNICAS

Flávio Dino deve diligenciar a apuração dos desvios em contratos/contas públicas à Secretaria de Controle e Transparência.

É sintomática a demora- do governo de Roseana Sarney - na entrega dos dados administrativos/contábeis/jurídicos.

A Sarney usa a teoria política de "cozinhar o galo"- demora para ver a reação de quem fez o pedido. Assim avalia a disposição para apuração.

Os postulados/receita da "teoria política do galo cozido- o galo tem o couro duro e demora para amolecer -" são dois a saber :

1º Se insistir é porque vai apurar;

2º Se desistir é porque também quer é se "arrumar".

A postura insistente de Marcelo Tavares aponta para o primeiro postulado, definindo como foco principal a saúde financeira da Saúde.

Ricardo Murad prepara a filha(Andreia) e genro (Sousa Neto) para sua defesa no Legislativo. No Judiciário Carlos de Almeida Castro, o Kaykay como patrono. 

Murad vai se transformar em um "caso de polícia". Dino não pode perder tempo- na apuração - com Murad e outros malfeitores. Mas deve acompanhar tudo como governador. 

Sarney em campanha para governador(1966) prometeu prender Laura Meirelles, a Chefe do Tesouro Estadual. Eleito demitiu de imediato e consegui o decreto de prisão.

Laura Meirelles era minha vizinha na Vila Bessa. Na mesma artéria, bem na frente da casa de D. Laura morava o Chefe de Polícia, o delegado Ilmar Raposo. 

Laura Meirelles consegui escapar/fugir, retornando ao Maranhão com "salvo conduto" requerido nos Tribunais Superiores pelo causídico/ex-deputado Clineu Cesar Coelho.

Tempos depois Laura Meirelles era reintegrada ao cargo/aposentada/absolvida/indenizada de todas aquelas acusações que patrocinaram credibilidade ao governo do Maranhão Novo.

Conto isto para provar que os Sarney sempre fazem jogo de cena. Assim foi na parceria institucional com o prefeito da Capital - prometeu disponibilizar tudo, contudo não forneceu nada. 

Transparência/controle/execução/ação servirão para evitar que os "diálogos" se transformem em promessas faraônicas- informar tudo ao povo : como encontrou/como pretende mudar e mudar.

Como ensina a expressão latina "mutatis mutandis"(mudar o que deve ser mudado). "Acreditam no sol por vir"?(James Joyce) em referência aos socialismo.

Sem perseguição, contudo com muita ação, inclusive as jurídicas caso a apuração recomende. Direito tem quem direito anda. De que lado nasce o sol ?

8 comentários:

  1. Anônimo17:59

    eu duvideodó, mas duvido mesmo se vai acontecer alguma coisa com algum sarney em cem anos pra frente... eu aposto, mudo meu nome! eles jamais, eu digo... jamais vão responder por nada ou devolver ou ressarcir ou alguma coisa desse tipo... ACORDEM, estamos nesse país chamado brasil. sarney já perdeu a eleição que ele mesmo nem estava muito aí, agora querer pra algum sarney responder sobre alguma coisa... já é brincadeira... isso não existe. reitero... mudo meu nome se isso acontecer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20:02

      Pra completar....
      Dó meu cu pra cachorro se isso acontecer

      Excluir
  2. Anônimo18:30

    A lei é para todos. Os procedimentos legais idem. Apurado/provado eles vão responder judicialmente. Esse é outro paradigma que tem de ser quebrado. Agora se vc leu bem a postagem sou contra o jogo de cena. A lei e seus procedimentos para Sarney/Cesar Bello ou qualquer cidadão.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19:48

    Cesar meu jovem advogado, como vc estudou a lei e para todos, mas os julgamentos não são para todos, a exemplo a cassação do Jackson, a manutenção do Sarney no senado e o sobrinho que era agiota hj e deputado hei a lei que se fala popularmente, pra uns e a lei com rigor pra outros e a lei por lei

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19:58

    Tens razão quando falas da aplicação da lei os fatos- cassação de Jackson Lago/ tráfico de influência envolvendo Sarney Neto. Todavia a Ação 470 mudou muitos conceitos. Não penso em imputar crimes a ninguém, contudo espero que as apurações provem alguma coisa do que causou a miséria dos maranhenses.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22:14

    Olha que comeram o dos lobos. não bota o teu na reta doido.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo22:48

    não me interprete mal, não que eu não queira que eles não paguem pelo que supostamente fizeram, mas sinceramente acho isso meio impossível... eles ainda têm muita força. outra coisa querido, falar que a ação penal 470 mudou conceitos... vc deve estar de brincadeira... essa punição do mensalão foi pra inglês ver. continuam todos numa boa, apenas um pouquinho arranhados, mas, tudo continua bem pra lula e sua turma, um bando de vagabundo que nunca trabalhou e estão desfrutando das benesses da impunidade desse país escroto. se dilma ganhar, aí mesmo que não acontecerá nada com nenhum sarney, sejamos sensatos. quebrar paradigma não é assim... por decreto, como se dissesse "a partir de hoje esse paradigma está quebrado", não é assim, cara. tu deves saber disso.

    ResponderExcluir
  7. Fábio Silva18:15

    César, sugiro ao governador eleito e equipe, que olhem com carinho aqui pro DETRAN. Todos falam das outras secretarias e esquecem de nós.

    Aqui tem gente podre de rica, mesmo ganhando 2 mil por mês. O dinheiro escorre pelos ladrões, fica a dica.

    ResponderExcluir