10 de agosto de 2014

MARANHÃO DE PAI PARA FILHO

José Sarney começou a vida política sob os auspícios do pai, o desembargador Sarney de Araújo Costa que pedia sofregamente aos juízes: "arruma um votinho para José, o meu filho". Tudo parecido com o que ainda ocorre no "Maranhão/Moderno".

Imaginem o Ministro das Minas e Energias, Edson Lobão com a voz rouca, soturna pedindo encarecidamente : "vota em Lobão meu filho". De 1954 para 2014- 60 anos, o processo político repete o pedido da autoridade  no filho. 


lobaoeedinho

"José de Sarney", o filho do desembargador não se elegeu na primeira disputa- deputado federal pelo PSD em 1954, mas o "destino-pai" o retira da 3ª suplência, dando mandato para "Zé Meu Filho", como era chamado José, o filho do desembargador.

"José de Sarney", o filho do desembargador passa a "Zé Meu Filho", o deputado que se elegeu como filho de desembargador, para depois eternizar-se como Sarney, dando origem a uma dinastia política cinquentona, hoje comandada pela filha Roseana.

A política maranhense passa de pai para filho, tendo como único atributo a autoridade do pai sobre o "meio político eleitoral". O processo é feudal com suseranos e vassalos- os deputados oferecem proteção aos prefeitos, que obrigam-se a votar no "filho(a) da autoridade.

Até quando ? Com a palavra Flávio Dino e o povo. Desculpem a demora na primeira postagem neste domingo dos pais, mas é que estou sem secretária para auxiliar no trato do meu pequeno Augusto. Faço o blog dedilhando com a mão direita, embalando-o com a esquerda.  

Como nossos pais.



2 comentários:

  1. César tu viu a charge do EM de ontem? Quando eu esperava a minha vez pra cortar o cabelo num salão de beleza, resolvi folhear o dito cujo e vi uma charge do Cabral. Nela uma criança corria de um comunista e gritava pelo pai. Sei o que significa, mas acho que ali o cartunista foi dominado pelo inconsciente. Aquela charge mostra o lobinho correndo do Dino e gritando pelo Lobão! Curioso não? Até eles já sabem que a taca vai ser grande!

    ResponderExcluir
  2. No comentário anterior, na verdade eu quis falar que o Cabral foi dominado pelo subconsciente. Só agora me dei conta da confusão!

    ResponderExcluir

PESQUISA INOP : DR. MILTON GONÇALO SEGUE NA LIDERANÇA PELA PREFEITURA DE SANTA RITA

0 WhatsApp Facebook Twitter Messenger Telegram Comparti O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida elei...