3 de março de 2014

ROSEANA SARNEY REINA DE SÃO LUÍS À PINHEIRO : O ERRO HISTÓRICO DA OPOSIÇÃO DE PROIBIR E PROIBIR-SE

O mecenato juridicamente autorizado(patrocínio das atividades artísticas/culturais) foi aprovado como boa prática política. O sarneismo dele faz bom uso há anos. O roseanismo procissão política a cada Carnaval ou São João.

A oposição comete o erro histórico da omissão, quando não, a prática da proibição. No passado o ex-prefeito de São Luís, Epitácio Cafeteira sob o argumento policialesco- dificultar a vida dos subversivos, proibiu  "baile de máscara" nos carnavais.

Sarney não participava do carnaval, não proibia nada, ria de tudo que alegrasse o povo. O delegado Ilmar Raposo morador da Vila Bessa tentou fechar o Bigorrilho, no Caminho da Boiada- local onde se realizavam populares bailes de máscara.

Ilmar Raposo gestionou junto ao colega, o delegado Pedro dos Santos para vetar a expedição do Alvará de Funcionamento. Bigorrilho acionou Murilo Sarney, o "Murilão" que com poucas palavras convenceu Sarney : "José é proibido proibir baile de máscara".

Morador da Vila Bessa, escutava e cantava com  Bigorrilho- significa empregado :

"Lá em casa tinha um Bigorrilho
Bigorrilho fazia mingau
Bigorrilho foi quem me ensinou a tirar o cabaço(inexperiência ao mexer) com o pau
Trepa Antônio/ "xirita"(mexer com força) no pau/ eu também sei tirar o cabaço com o pau
Dona Maria, Dona Didi seu marido entrou aí/ ele tem que sair/ ele tem que sair.

As língua ferinas diziam que a música anunciava a presença do vice-governador Antônio- "Trepa Antonio", Dino- Dona Maria/ Dona Didi seu marido entrou aí/ ele tem que sair/ ele tem que sair.

Será que é por isso que dizem que oposição não dá camisa? Quando abro a televisão e vejo aquelas toneladas de silicone desfilando na na Sapucaí, relembro a comédia "Muito Barulho Por Nada", de Shakespeare . No final todos se casam e vivem felizes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...