18 de março de 2014

CULTURA POLÍTICA : AS AVES DE RAPINA QUE AQUI CHANTAGIAM, SABOTAM COM AS DE LÁ

A presidente Dilma teria em telefonema se queixado a governadora Roseana Sarney. A queixa versava sobre a sabotagem praticada pelos deputados contra o seu governo. 

Roseana Sarney teve empatia- a capacidade de se colocar no mesmo lugar da queixosa, consolando Dilma com os versos do poeta maranhense Gonçalves de Dias e de Noites:

"As aves que aqui chantagiam, sabotam como as de lá". Roseana Sarney disse a Dilma :  " No Maranhão é mais grave. A sabotagem(impedir) virou chantagem(ameaça)".

Os erros das duas são quase os mesmos : empáfia no trato político, articulação política deficiente, distância da base aliada, descumprimento dos compromissos assumidos.

O "modus operandi" dos deputados pautados no clientelismo-fisiológico é parte da cultura política nacional. A outra parte é o patrimonialismo dos governantes.

Já passou da hora de mudar a cultura política nacional/estadual/municipal. Dando que se recebe só em oração. "Onde houver treva que eu leve a luz".

Um comentário:

  1. Anônimo08:53

    vixe Rosa não é mais uma grande articuladora?

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...