11 de março de 2014

ARNALDO MELO NO PALÁCIO DOS LEÕES : ALMOÇO PODE MUDAR O CURSO DAS ELEIÇÕES 2014

O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo almoça nesta terça(11), com a governadora Roseana Sarney no Palácio dos Leões. No cardápio as eleições de 2014.

Todas as "iguarias" serão colocadas no bufet, que devem ser degustado apenas por Roseana Sarney/Arnaldo Melo. O almoço pode mudar o curso das eleições majoritárias(governo/senado).

Arnaldo Melo trabalhou o "relógio político", privilegiando o pêndulo à esquerda- os 11 deputados de oposição. Melo não soube fazer o movimento completo direto à direita- até Roseana Sarney.

Arnaldo Melo buscou intermediários, evitando a conversa franca/aberta com Roseana Sarney. Melo argumenta a distância da Sarney, em respeito ao pleno exercício do mandato governamental.

Roseana Sarney tomou a iniciativa de recuperar "o tempo perdido". Como na obra de Marcel Proust , a memória tem um papel central no desenrolar da trama. No caso vertente- a dinâmica politica.

Na retrospectiva dos impasses/cisão Executivo/Legislativo observa-se os seguintes resultados, ao longo da história recente da política maranhense- o período compreende os últimos 32 anos:

- em 1982 o Presidente da Assembleia Legislativa, Albérico Ferreira, tio de José Sarney renúncia o cargo. O governador João Castelo exigia a renúncia para garantia do mandato ao Senado.

-  em 1986 o governador Luís Rocha foi para o sacrifício. Rocha ficou  no governo até o final, facilitando a vitória do ex-oposicionista Epitácio Cafeteira(governo) e o 1° mandato de Lobão(senado).

- em 1990/1994/1998/2002 não ocorreu impasse/cisão entre Executivo/Legislativo. Os grupos Sarney/Lobão se reversaram entre o governo/senado sob os auspícios de José Reinaldo, na época Carneiro Tavares.

-  em 2006 José Reinaldo rompe com Sarney, fica nos Leões, elege Jackson governador, Sarney elege Cafeteira para o Senado, comprovando a força do governo nas eleições majoritárias.

-  em 2010 Roseana Sarney de dentro do Palácio dos Leões faz barba, cabelo, bigode, pé, mão, engraxa sapatos(governo, senado, câmara dos deputados, deputados estaduais).

- 2014 é um incógnita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...