3 de fevereiro de 2014

ERROS E ACERTOS : DO SARNEISMO AO ROSEANISMO PARA O FERNANDISMO E A LUTA CONTRA O FLAVISMO

O sarneismo como ideologia- ideia em ação(Marilena Chauí) transformou-se em roseanismo. Roseana Sarney é a governante brasileira com mais tempo de locação nas sede dos palácios de governos.

Eleita em 1994, reeleita em 1998, de volta ao governo em abril de 2009 por decisão judicial, eleita novamente em 2010, com 50,8% dos votos, enfrentando o movimento nacional "Fora Sarney".

São 13 anos de "aluguel". Roseana Sarney só perde para os leões de pedra que habitam o Palácio dos Leões desde sua fundação. Moleza? Só mordendo água ou empurrando bêbado em ladeira.  

A sua pífia atuação somente ganhou força com a passagem do bastão do pai, José Sarney. Entre os acertos a ideia de renovação do grupo, entregando o gerenciamento a Luís Fernando Silva.

Luís Fernando derrotou o grupo do saudoso "Jota" Câmara representante do sarneismo/caciquista em São José de Ribamar, apadrinhado na época pelo então governador Zé Reinaldo.

Luís Fernando Silva também "meteu taca" e botou para correr de São José de Ribamar a oposição festiva/embriagada representada pelo médico pedetista Júlio Matos(PDT), o "Dr. Julinho".

Luís Fernando  tem como principal adversário Flávio Dino. Dino tem a seu favor o desgaste do grupo Sarney. Em seu desfavor o apadrinhamento de José Reinaldo Tavares e a falta de traquejo.

Flávio Dino acerta quando mira na incapacidade/incompetência dos governos em aproveitar as riquezas do estado, no fim de privilégios dos apaniguados. Mas peca pela falta de objetividade nos discurso.

Flávio Dino promoveu "Diálogo" em Codó neste fim de semana. Falou da fundação da cidade, da sua importância histórica. Mas esqueceu de colocar o dedo e remexer a ferida que mata o povo.

O "cancro" que corroí Codó é o revesamento do bastão político. Os grupos político, também chamados de alas- Archer, Araújo, Rolim e Figueredo se alternam no poder há 40 anos, em detrimento do povo. 

Qual a razão de Flávio Dino poupar as oligarquias rurais? Esse é outro tema de postagem. Aguardem. Por enquanto curtam Bita do Barão como um lagarto, rodeado  de "cunhãs"(meninas), dançando pelas rua de Codó.


2 comentários:

  1. Anônimo15:12

    Em 2004, Luís Fernando teve apoio de Jota Câmara contra Julinho.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:07

    Era o uso da tática : "se não pode com o adversário te junta a ele".

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...