12 de janeiro de 2014

SARNEY VAI A NOCAUTE? VEJA/ISTO É BATERAM FORTE EM SARNEY, MAS ESQUECERAM DE QUESTIONAR A GESTÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA/PENITENCIÁRIAS

As revistas ISTO É/VEJA prestam grande serviço ao Maranhão. Denunciar  a estrutura política/procedimentos administrativos que imperam/dominam o povo há 50 anos é importante, mas o decisivo está em seguir na direção da crítica de Michel Foucault aos sistemas de controle- é preciso "vigiar e punir".

Não bastam as reportagens bissextas(esporádicas) que exploram o sensacionalismo das mortes. É preciso regularidade nas investigações e patrocinar maior conscientização da população. Afinal de contas quantas vezes Sarney esteve no canto do ringue?

Josie Jeronimo(ISTO È), Leslie Leitão e Alana Rizzo(VEJA) seguiram os tradicionais manuais de redação, ao elaborar os títulos das reportagens/capas das revistas ISTO É/VEJA(12/01/2014) neste fim de semana:

 "Como o Maranhão de Roseana Sarney produziu uma vergonha nacional?". A pergunta mexe com a auto estima do povo maranhense. Tudo o que Sarney quer.

"Porque ela morreu?"(VEJA)  é mais jornalística, mas o teor é o mesmo da ISTO É, que prioriza os enfoques nos contratos da Atlântica Segurança de propriedade de Luís Carlos Cantanhede, sócio de Jorge Murad e a licitação de lagostas nas compras do governo.

O "fígado" das jovens repórteres de ISTO É/VEJA as fez esquecer a gestão das Penitenciárias. Não mostraram como surgiu e os desdobramentos da Secretaria de Administração Penitenciária, fruto da primeira rebelião.  

Questionar as gestões de Aluísio Mendes/Sebastião Uchoa comprovaria a incompetência de Roseana Sarney de forma objetiva. A perda do foco produz análise dos números de forma equivocada, a partir dos dados do CNJ e repetida por todos.

A população carcerária do Maranhão tem de fato 5 mil presos, mas o foco das mortes(59) é Pedrinhas com 2.500 detentos. Portanto o percentual que produz 10% das mortes não é de 1%, é de 0,5(meio por cento). O fato agrava em 50% o desempenho das gestões.

Para ONU e a Procuradoria Geral da República esse é o "x da questão". Roseana Sarney é o S. José Sarney o J. Dilma o D. Lula o L. Flávio Dino o F. É foda? O povo é o P. Junta tudo que da F.D.P. Sarney vai a nocaute?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...