2 de novembro de 2013

MUDANÇAS E GRUPOS DE PRESSÃO IV- 1978-1982- SARNEY FAZ O TERCEIRO INTERVALO NO PODER DO MARANHÃO

Durante os governos militares, José Sarney disputou as indicações dos governadores indiretos com Vitorino Freire. Vitorino faleceu em 27 de agosto de 1977, ainda assim influenciou na escolha em 1978.



O general Orlando Geisel, irmão do ex-presidente Ernesto Geisel(1974-1978) teria procurado o irmão na companhia do filho de Vitorino Freire, para vetar o nome de Sarney ao governo em 1978.


Ernesto Geisel mesmo rompido com o irmão, Orlando Geisel não havia esquecido intervenções do amigo Vitorino Freire a seu favor e do irmão, no governo do general Eurico Gaspar Dutra(1946).   



Sarney então articulou o nome do deputado federal João Castelo. Castelo fazia um bom governo, prenunciando transforma-se no novo chefe político do Maranhão. Na desconstrução uma vez mais o "O Estado do Maranhão".



O Palácio dos Leões é transformado em estábulo-vip. A notícia que o governador cria gado holandês no ar-condicionado vira galhofa, toma conta do estado inteiro. Seguiram-se outros escândalos fabricados no linotipo.



José Sarney para sobreviver na redemocratização(1978-1984), transforma-se em presidente do PFL em 1981. Elege Luís Rocha governador do Maranhão em 1982, afastando-se do governo estadual após 2 anos como de praxe.   




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA