28 de outubro de 2013

MUDANÇA E VONTADE DOS GRUPOS ( I ) : VITORINO FREIRE X SARNEY(1965/1969)

José Sarney foi suplente de deputado federal(1954) pela situação(PSD de Vitorino Freire). Na suplência do mandato(1956) transferiu-se para a oposição, transformando-se em titular e  Presidente da UDN no Maranhão(1958).

Sarney não derrotou Vitorino Freire por "testamento divino"(destino), como sempre quis fazer acreditar. Deputado federal disputou espaço com Vitorino. Vice-Presidente Nacional da UDN(1961) projetou-se para disputar o governo do Maranhão em 1965.

Sarney elegeu-se governador pelas Oposições Coligadas(UDN/PDC/PR) que preferia Neiva Moreira, mas Sarney ganhara projeção nacional, aproximara-se do mito Carlos Lacerda, que interferiu decisivamente na escolha do candidato ao governo no Maranhão.

O vitorinismo entrou na disputa dividido, lançando Renato Archer contra Costa Rodrigues(prefeito da Capital), apoiado pelo governador Newton Bello. As oposições estavam unidas em 1965, hoje(2013) o sarneismo é que está unido, a oposição fracionada.

Sarney falava de um Maranhão Novo, com novas estradas, progresso chegando, petróleo jorrando, um Novo Maranhão. Sarney no governo, bandeou-se para o lado dos militares, latifundiários, grileiros e o Maranhão Novo transformou-se em bairro, próximo da Cohama.




Nenhum comentário:

Postar um comentário