29 de outubro de 2013

MUDANÇA E PRESSÃO DOS GRUPOS (II) : GOVERNO PEDRO NEIVA, SARNEY SE AFASTA DA BURGUESIA URBANA QUE FAZ FESTA PARA CAFETEIRA NO JAGUAREMA

José Sarney sempre deu grande importância aos médicos no processo político. Casou-se com Marly, filha do conceituado médico Carlos Macieira/Vera Macieira. 

                                                   O "médico" Edson Vidigal(de branco), Fernando enrolando alguma coisa e Zequinha debaixo da sovaqueira de Sarney.

Sarney escolheu como vice-governador o médico Antônio Jorge Dino, que cumpriu com lealdade o final do mandato de José Sarney(1971) candidato eleito para  o Senado (1970/1978).


Pedro Neiva de Santana médico legista/ Secretário de Fazenda no governo Sarney(1966), foi indicado/aceito governador(1971) por José Sarney ao General Ernesto Garrastazu Médici.

A aliança José Sarney/Pedro Neiva durou até 1973. Roseana Sarney namorava o sobrinho de Pedro Neiva, o playboy Sérgio Serra Costa, mas o filho, Jaime Santana mandava nas finanças.

Jaime Santana, o "Jaiminho", ex-Secretário de Fazenda de Cafeteira(1968) começou a dificultar o pagamento do "O Estado do Maranhão", "célula-mater" do Sistema Mirante de Comunicação.

Sarney usou a querela para o primeiro intervalo estratégico no poder. Sarney havia percebido a elitização do governo Pedro Neiva de Santana, que fazia festa no Jaguarema para o então rival Epitácio Cafeteira.

Pedro Neiva passou então a governar com o filho, Jaime Santana, o cunhado, prefeito de São Luís Haroldo Tavares entre outros frequentadores da nossa "Bastilha", o Clube Recreativo Jaguarema.

No primeiro intervalo longe do poder, no Governo do Maranhão(1973/1975), Sarney articula com habilidade no Planalto/Ministérios/. Todos os benefícios  para o Maranhão tem o carimbo Sarney.

Um comentário:

  1. Anônimo08:33

    Caro, amigo Cesar Bello hoje voce se transformou no marco da blogsfera nao tem pra ninguem voce conhece a historia da politica maranhense, como poucos continue assim trazendo informaçoes e disso que o mundo precisa. Pra finalizar Jaime Santana e empregado da caema ha anos nao trabalho mais o dinheiro caindo na conta todo mes.

    ResponderExcluir