30 de outubro de 2013

MUDANÇA E GRUPOS DE PRESSÃO (III)1974-1978 : SARNEY APRENDE A USAR OS INTERVALOS DE PODER PARA SE CACIFAR COM O POVO/PLANALTO

O senador José Sarney "comeu tampado" no governo do Presidente-Militar Ernesto Geisel. A válvula-política que fechava e abria as portas do poder era o Ministro Golbery do Couto e Silva.

Sarney e Vitorino Freire disputavam a indicação do sucessor de Pedro Neiva(1974). Lourenço Tavares Vieira da Silva apoiado por Vitorino, Osvaldo da Costa Nunes Freire apoiado por Sarney. Sarney venceu.

Foi pela influência do general Gobery que Sarney consegui aprovar a indicação de outro médico, Osvaldo da Costa Nunes Freire para governar o Maranhão por eleição indireta entre 1974 e 1978.

Gobery usou como argumento para indicação de Freire, moção de solidariedade as Forças Armadas apresentada em 1° de abril de 1964, pelo então deputado estadual Osvaldo da Costa Nunes Freire.

Após os dois primeiros anos de "lua de mel" sugando Nunes Freire, Sarney distanciou-se novamente do governo estadual, usando novamente da estratégia do intervalo de poder para se cacifar na sucessão futura(1978).

Sarney percebera que os intervalos de poder nos governos do estado, além de isentar-lhe dos desvios/improbidades cacifava-o junto ao povo sofrido do Maranhão e o Palácio do Planalto.

É neste período que o jornal "O Estado do Maranhão", habilita-se na tarefa de desconstruir governos. O talentoso Walter Rodrigues na edição de política do EMA transforma o Palácio dos Leões em jaula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário