4 de outubro de 2013

DISCURSO MORALIZADOR DE CESAR PIRES É CHORO DE VIÚVA.

Em 1850, nenhum país do mundo(salvo os Estados Unidos)conhecia partidos políticos no sentido moderno do termo. São apenas 163 anos nesta construção ou tentativas de edificação.

Em 1950, estes funcionavam na maior parte das nações civilizadas, outros países se esforçavam para imitá-las, dentre eles o Brasil e dentro deste o nosso Maranhão varonil(viril, valoroso).

Como se passou do sistema de 1850 para 1950? Nas nações civilizadas os partidos experimentaram profunda influência das suas origens. Os partidos acompanharam as circunstâncias do nascimento.

O desenvolvimento dos partidos está associado ao da democracia, isto é a extensão do sufrágio popular, é neste ponto que surgem os problemas dos partidos políticos brasileiros e em especial no estado.

O voto é "cooptado" por extensão toda a malha política vai na esteiras desta circunstância. Não existem exceções, justificam-se com o refrão " o jogo é pesado, precisa ser jogado, seguindo as regras".

Formação das chapas(governador/senador/estadual/federal), coeficiente eleitoral, tempo de televisão são as regras atuais . Portanto é choro de "viúva" o discurso  moralizador de Cesar Pires.



Nenhum comentário:

Postar um comentário