Infelizmente a imagem demagógica- aquela que apela às emoções, está incutida na mente daqueles que deveriam ser julgados esclarecidos, ou que tem o ofício de esclarecer
A origem despótica corrompe a visão política. Assim a ausência do prefeito Edvaldo Holanda vira notícia, quando a coletiva era do Secretário de Cultura, Chico Gonçalves.
A coletiva foi para tratar sobre os festejos de São João. O problema é que a mentalidade demagógica-populista acha que o momento é para faturar, como faz Roseana Sarney no Carnaval e São João.
Esta ultrapassado o líder demagogo, que bebe nas feiras/mercados, que pula fogueira com "rabo de palha", que só permite a mulher dizer : "Xó galinha, vem cá menino, estou aqui meu marido".
Edvaldo Holanda não é santo, principalmente São João. Holanda Junior é o prefeito de São Luís. Deixem as brincadeiras, os brincantes com a liberdade de criarem e contestarem.
Do contrário toadas e marchas rimarão sempre Ana com Roseana, lei com Sarney. Como brada Erasmo Dias(maranhense jornalista e escritor) na novela Maria Arcângela(versa sobre bumba-boi) :
"Oh mártir de Cristo,
Meu Santo Varão,
Livra-me da peste,
Meu São Sebastião."
Tem quem prefira a pornográfica letra censurada de Oberdan Oliveira e Ubiratan Sousa nos anos 70, que rima de forma indecente bem ao gosto da nossa gente :
"Te alevanta boi malandro,
Sacode os colhões e vem,
Que a dona da casa "fica", a filha "fica" também."
Nenhum comentário:
Postar um comentário