12 de junho de 2013

O GRUPO SARNEY E SUAS "MUDANÇAS" : QUAL É A PRÓXIMA ?

O "sarneismo" foi inicialmente patrocinado pelo golpe militar de 1964. Dentro da caserna, Sarney não era unanimidade. Prestigiado pelos "linha dura"(Castelo Branco, Costa e Silva, Emílio Médici), sobreviveu  aos "da abertura"(Ernesto Geisel e João Figueredo).

Os reflexos deste período no estado : nasce a utopia "Maranhão Novo"(1964 à 1970); eleição indireta dos governadores Pedro Neiva, Nunes Freire, João Castelo e Luís Rocha. Sarney para livrar-se da responsabilidade apoiou a todos no início de governo, distanciando-se ao final.

Sarney assumiu a Presidência da República em 1984, garantindo mais 20 anos de poder, agora no Maranhão e no Amapá. As consequências políticas maiores foram o desmantelar das oposições, com a cooptação de Epitácio Cafeteira(PMDB) e o surgimento do "sarnopetismo".  

Neste período surge o instituto da reeleição e Roseana Sarney aos 31 anos, desconhecida da classe política no Maranhão. Aboletada na Secretaria da Presidência da República projetou-se para o cargo de deputada federal e governadora do estado, sob o olhar auspicioso do pai, José Sarney.

O sarneismo de José Sarney é o mesmo de Roseana Sarney? Penso que não. Creio que o próprio José Sarney, de razoável cultura o projetou para mais 50 anos a exemplo da dinastia dos Médici em Florença, na Itália, que inspirou Nícolas Maquiavel a escrever  O Príncipe.   

"A Princesa"(Roseana Sarney) no primeiro governo(1994) criou o grupo "Sorboninha", composto por Pedro Braga, Gastão Vieira e Luís Fernando Silva. A exemplo dos Médici, os Sarney são tido como mecenas da Cultura no Maranhão. Carnaval e São João são os grandes trunfos.

Qual a próxima mudança? Como pintar com novas cores o herdeiro político com sangue fora do clã? Como esconder a postura populista-demagógica, os métodos pautados no fisiologismo, clientelismo e patrimonialismo? O marqueteiro tem que enxergar  além da briga de galos.

Quem é o terceiro e por detrás de Roseana Sarney?

2 comentários:

  1. Na verdade o discurso do Novo propagado pela família Sarney foi substituído pelo da Mudança de Flavio Dino, daí o critica deles a tudo quanto é tipo de Mudança.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o discurso do Novo propagado pela família Sarney foi substituído pelo da Mudança de Flavio Dino, daí o critica deles a tudo quanto é tipo de Mudança.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...