5 de junho de 2013

FUFUCULÂNDIA : CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS PODE GERAR NOVOS CURRAIS ELEITORAIS NO MARANHÃO

A aprovação de lei que devolve aos estados a criação de dezenas de municípios foi batizada de "Fufuculândia", em homenagem a líder da Frente Parlamentar de Apoio e Criação dos Novos Municípios no Maranhão, o deputado estadual André Fufuca, o "Fufuquinha".

Fufuquinha diz que “Quem ganha com a criação de municípios é o povo, quem ganha são os municípios, quem ganha com a criação de novos municípios é a população de todo País”.

O projeto aprovado na Câmara dos Deputados determina que vai ser preciso comprovar, através de um estudo, se esses novos municípios terão recursos, população e infraestrutura suficientes para se desenvolver. 

Os moradores também terão de ser consultados, em plebiscito. Só depois é que as Assembleias Legislativas poderão oficializar a criação de novas cidades. Especialistas dizem que essa medida vai gerar um rombo nos cofres públicos. Agora, o projeto segue para a análise do Senado.

A criação de novos municípios pode gerar novos currais eleitorais no Maranhão. São nestes "grotões"(grotas grandes entre montanhas e lombadas) que a "Sarna" ganha as  eleições, tendo como base a miséria da maioria e a indicação de dos seus apaniguados.


Basta ter em um povoado expressiva votação, para  que deputados estaduais, federais, senadores e prefeitos  almejarem transformá-los em municípios. Contudo os critérios, em especial o percentual de 10% da arrecadação média das outras cidades vai impedir a farra eleitoral. 

"Maranhão, não quero terra, nem paixão, quero é a maior votação", disse Sarney em seus versos "sartánicos". Onde tem povoado com boa votação? Vamos criar a Sarneilândia,  tendo como Capital a Fufuculandia. 

Deputado André Fufuca com o senador Sarney


Um comentário:

  1. Anônimo22:05

    O pai, fufucão, perdeu Alto Alegre do Pindaré para esperto Altamir Botelho, agora precisa de um reduto "pra chamar de seu" e pra garantir a reeleição do fufuquinha play. Impressionante como esses caras não se preocupam com o povo.

    ResponderExcluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA