19 de maio de 2013

"QUANDO ROSEANA COMEÇOU A MURCHAR" : O MOMENTO POLÍTICO É DA "GERAÇÃO PRIMAVERA NO MARANHÃO"


"Podem amassar uma ou dois flores, mas não podem impedir a chegada da primavera"(Che Guevara). A primavera está associada por analogia a renovação da fauna e da flora política.

O que temos de autêntico, genuíno no Maranhão? A Balaiada com o Negro Cosme . Da Balaiada restou a palavra "negrada" que derivou para "negada", sempre associada a movimentos do povo.

A Primavera Política no Maranhão cheira  a renovação de práticas. Jovens pedem para falar, ensinando os governantes com a transparência própria do irredentismo(ato de libertar-se) juvenil.

O contraditório é que Roseana Sarney doa as sementes superfaturadas nos municípios, mas é Flávio Dino quem colhe os bons frutos da "Nova Estação", da chegada da "Primavera Política".

Flávio Dino se reproduz em cada gesto ousado, em cada frase dos jovens no estado inteiro. Dino virou legenda,  marca da irrefreável mudança política entre os rumores do espaço "azul vibrando".

É este o inexorável(que não se corrompe) momento político. Roseana Sarney expressão maior do sarneísmo começou a murchar. O momento político é da "Geração Primavera no Maranhão".

Primavera de Praga, Primavera na Itália, Primavera Árabe e finalmente a Primavera do Maranhão. De um lado governantes inescrupulosos/ demagogos dispostos a tudo, do outro o povo ainda mais disposto.

Avante! "A liberdade é o sol que nos dá vida"(Hino do Maranhão).

Entre o rumor das selvas seculares,
Ouviste um dia no espaço azul, vibrando,
O troar das bombardas nos combates,
E, após, um hino festival, soando.
Estribilho
Salve Pátria, Pátria amada!
Maranhão, Maranhão, berço de heróis,
Por divisa tens a glória
Por nome, nossos avós.
II
Era a guerra, a vitória, a morte e a vida
E, com a vitória, a glória entrelaçada,
Caía do invasor a audácia estranha,
Surgia do direito a luz dourada.
III
Quando às irmãs os braços estendeste,
Foi com a glória a fulgir no teu semblante
E foi sempre envolta na tua luz celeste,
Pátria de heróis, tens caminhado avante.
IV
Reprimiste o flamengo aventureiro,
E o forçaste a no mar buscar guarida
Dois séculos depois, disseste ao luso:
- A liberdade é o sol que nos dá vida.
V
E na estrada esplendente do futuro,
Fitas o olhar, altiva e sobranceira,
Dê-te o porvir as glórias do passado 
Seja de glória tua existência inteira.

4 comentários:

  1. Anônimo10:03

    César, o povo do Maranhão é sempre criticado Brasil afora por suas péssimas escolhas.
    Quando vemos uma imagem como esta, deste menino esbravejando sem medo, dar-nos um certo alendo, com a plena certeza: a oligarquia ruiu, não tem mais volta!
    Sobre as sementes que Roseana foi 'dar' (ela fala como se tivesse pago tudo com seu dinheiro pessoal), estamos entrando no período de seca, não se planta em seca, essas sementes não vingarão ano que vem.
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Rubens Silva18:42

    Em Governador Edson Lobão, podemos sentir o perfume de algumas das milhares de flores que estão desabrochando em prenuncio de uma das mais lindas primaveras que a história já presenciou.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19:29

    João Antonio falou...

    Estou vendo o atual momento político igualzinho ao que presenciei nos idos de 1964/1965, quando aconteceu a derrota do candidato do Newton Belo ao governo do EStado e o conseguente fim do vitorinismo. Pelo andar da carruagem a vitoria do Flávio Dino na próxima eleição é inevitável.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19:39

    Cesar.

    Os PETRALHAS, que se dizem marxistas e que foram mesmo terroristas durante o que eles chamam anos de chumbo são na verdade diante do livro lançado sobre a vida do gurú dos petistas malabarista da safdaezas políticas esquecem que marx o pilantra que que usou a dialética do proletariado foi um teremendo GIGOLÔ assim como lulla, dilama e sua trupe emfim a JEANNY casada com marx, se suicidou ae as suas filhas, pois o vagabundo karl marx era um termendo vagaba como lulla que nunca tarbalhou pois sempre se escudou nos sindicatos para fazer vidnha, chegou ao poder e agora é um tremedo lobista e cafetão de empresários vendendo o brasil mundo afora dizendo que vai fazer palestra, enfim lulla é FODA DO PALSTRA EA MÚSICA NÃO TOCA. O tal marx do capital na sua dialética é tão cínico quanto os cínicos do pt no btasil, ´so roubar o raário, meu camarada nunca se roubou tanto no brasil como agora com pt minúsculo no poder, dilama podes crê é só feder e catinga da pseudo demograta, pois que queria fidel como modelo é muito semvergonha.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...