13 de maio de 2013

ALTERNÂNCIA E ALTERNATIVA : HILTON GONÇALO E O PROJETO DE GOVERNO EMPREENDEDOR

O jornalista Raimundo Borges faz nesta segunda(13) excelentes digressões na sua coluna sobre o "Ano das Aternativa". Contudo é preciso ficar claro a diferença entre alternância e alternativa.

Alternacia é ação de alternar, dispor de forma diferente do que  já existe. Alternativa é a escolha, tomada de decisão entre duas ou mais opções, que se apresentam como variáveis naquele momento.

A salutar disposição de escolhas recebeu o nome de "Via Alternativa" no campo das oposições. O governo faz o mesmo com o nome de oxigenação, dispondo Luís Fernando e Edson Lobão.

O objetivo de oposicionistas e governistas é ocupar os espaços políticos, evitando o monopólio dos adversários.  A prática é "surrada", mas soma  nas eleições majoritárias(governo/Senado).

O governo faz o pêndulo sempre vitorioso- vide as últimas eleições de Senador. A oposição tem o histórico negativo de divisões, cissiparidades(reprodução em duas partes da mesma célula).

As seguidas derrotas em 50 anos parecem suficientes para o aprendizado. Flávio Dino e Hilton Gonçalo apresentam-se verdadeiramente como alternativas no processo de alternância.

Dino tem como proposta a mudança de práticas(fisiologismos, clientelismo e parternalismos), Hilton Gonçalo inova sem dividir, quando apresenta o modelo empreendedor como projeto político.

Os goverinistas acumulam saldo positivo no embate, golpeando as oposições nas majoritárias. Dá tão certo que nas últimas eleições para o Senado, Lobão pedia voto para João Alberto e vice-versa.

As oposições precisam entender que no momento, existem espaços para todos pretendentes. O vácuo de poder com a derrocada do sarneismo, permite o exercício político das variadas correntes.    

A "novidade das novidades" nas oposições é o projeto-político empreendedor(saldo positivo) do ex-prefeito de Santa Rita, o Dr. Hilton Gonçalo, vendo oportunidades diante das dificuldades.



6 comentários:

  1. Anônimo13:07

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Kamarada Bello esquece o Dinorex, isso já estar parecendo psicose. A "mudança" que ele diz que faria no Maranhão é a mesma "mudança" que ele e o Edi-H estão fazendo em São Luís. Já se foram 4 meses e meio de desgoverno na prefeitura e NADA. Até agora não disseram a que vieram. O que vem ocorrendo em na prefeitura de São Luís não é mudança é LAMBANÇA.

    A saúde continua um CAOS; a educação ainda tem escolas FECHADAS, e as demais estão do mesmo jeito que o antecessor deixou ou ainda pior (cadê o leite da nestlé, o fardamento de puro linho com os sapatos de cromo alemão e as bolsas da Hugo Boss, os livros didáticos, as reformas das escolas e et caterva?); o trânsito é um inferno (cadê a mobilidade urbana tão propalada?); as ruas da cidade continuam uma tábua de pirulito de tanto buraco e crateras; onde será construído o Hospital do Servidor? O que vai ser feito com o VLT? Ou vai ser mesmo metrô aproveitando os buracos que já existem e que a cada dia se propagam, se alargam e se aprofundam?

    Enfim, cadê o Novo Jeito de Governar? É isso que estar aí? Fala aí Kamarada Bello, mostre alguma coisa nova do novo governo Dinorex + Edi-H. Já ganhou alguma sinecura ou tá recebendo "por fora"?

    :)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14:53

    Meu preclaro camarada Vasilovisk, permita que assim lhe chame. Psicose é querer tornar uma vontade pessoal como verdade absoluta, contrariando a lógica dos fatos. Não faço isso "nem por dentro, nem por fora". Dizer que a administração é nada é niilismo até aceitável, mas novamente os fatos provam em contrário. Holanda Jr. ganhou nova ótica neste blog a a partir da coragem de espantar os fantasmas das folhas de pagamento em São Luís. Para o titular deste blog este é um afto significativo que se alia aos outros de natureza cotidiana e regular em uma administração. Portanto meu caro "Vasilovisk" entendo sua angústia de fantasma. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:52

    Kamarada Bello,

    Como diz Miguel de Cervantes em Dom Quixote: Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay... Se Edi-H "ganhou nova ótica neste blog" pela coragem de espantar fantasmas ou gafanhotos como você chama, então você acredita em mula-sem-cabeça, papai noel, saci pererê e et caterva.

    Por quê então não foi publicada a lista de fantasmas para conhecimento público? Por quê não acionam na justiça para ressarcirem ao erário o recebimento ilícito? Procure por um cidadão que estar trabalhando de flanelinha na porta da Prefeitura de São Luís para poder alimentar a família. Ele foi posto na rua como "fantasma" depois de 23 anos de serviços prestados. Lá todos o conhecem e o estão ajudando até com água para beber. Isso é só UM exemplo!

    Desafio você a ir em qualquer Secretaria, e até mesmo na prefeitura, e verás que para cada "fantasma espantado da folha de pagamento", ingressaram no mínimo DOIS.

    Essa estória é igual a dos gestores, lembra? Na verdade é o aparelhamento amplo, geral e irrestrito da Prefeitura de São Luís como "curral eleitoral" de Dinorex e Edi-H. Aliás, é a ÚNICA coisa que estão fazendo desde o início!

    A pergunta que não quer calar: Será que os mais de 400 "fantasmas" indicados por Edi-H quando ele era Castelista de carteirinha foram demitidos?

    "Angustia de fantasma" meu caro, são dos pais e mães de família posto no olho da rua por uma gestão pífia, sem projeto, sem planejamento,,, Querendo apenas "se arrumar"... Onde seu grande mérito político, social e econômico é falar mal da sarneyzada com a velha política da culpabilização. Isso sim, é niilismo puro e simples!

    Assinado: Camarada Vasilovisk, que não é bobovisk, nem otariovisk. rsrsrs

    :)

    ResponderExcluir
  4. Anônimo00:18

    Kamarada VasilovisK

    Creio que nem Holanda Jr, eu, você sejam insensíveis ao exemplo que destes. É o caso de procurar aproveitar este ex-funcionário que agora atua como flanelinha, isto sem desmerecer o exercício profissional dos guardadores de carro. Com 23 anos de serviço público municipal ele deve ter experiência suficiente para exercer sua habilitação na iniciativa privada. Vou procurar saber quem é esta pessoa e me empenhar para que alguém da iniciativa privadao o absorva. Se ele responder com trabalho a oportunidae fica no emprego, do contrário não. É a mentalidade empreendedora(de resultados) que falei no post acima.Agora Vasilovisk não me veha dizer que não existiam fantasmas e gafanhotos nestas folhas. Nota dez pelo teu senso de humor quando não te admites bobovisk, nem otarovisk. Vou te chamar de Vacilovisk. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo22:35

    KKKKKKKKKKKKK Kamarada Bello,

    Você também tem senso de humor, às vezes bem acre... Com certeza tinha, e continuará a ter, fantasmas, gafanhotos, traças, cupins e demais não menos letais ao erário, todavia creio ser muito pouco... A maioria são trabalhadores honrados e dedicados. Espero que possas ajudar o cidadão citado (o flanelinha), parece-me que ele trabalhava na área de serviços gerais.

    No mais, como diria meu sábio vô, continuarei esperando deitado, pois de pé cansa, alguma coisa boa dessa ingestão overdosérica de Dinorex por Edi-H.

    Assinado: Camarada Vasilovisk, que não é vacilovisk, pois estamos fixos e seguros, sem cambalear, afrouxar e/ou hesitar de que Dinorex no governo do Maranhão será apenas mais do mesmo de tudo que ele diz repudiar na sarneyzada.

    :)

    ResponderExcluir
  6. Joao Gonçalves09:39

    Creio que dentre as opções mais inovadora escolha o Dr Hilton pois é novo, bons projetos, inovadores que inclusive ja foram colocados em Santa Rita, onde em 08 anos pode demonstrar sua forma de administrar e hoje os que reclamavam sentem sua falta, os outros já tiveram oportunidade e nada fizeram são tudo carta marcada. Sou mais Hilton Gonçalo

    ResponderExcluir

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...