6 de janeiro de 2013

FEDOR : O NARIZ DE SARNEY, A LÍNGUA DE FERNANDO CAIXÃO E AS ORELHAS QUENTES DE FERNANDO FIALHO

Nicolau Gogol é uma bússola para aqueles que apreciam a narrativa satírica. Seus contos em especial "O Nariz" é leitura obrigatória aos narradores do mundo político. O espaço na blogosfera é para deleite, portanto admite o riso.

A crítica mordaz recai sobre um burocrata de "nariz em pé". O funcionário de alta patente vai a barbearia aparar o bigode, o barbeiro corta-lhe o órgão que respira, espira e cheira. Bem que a ficccional sina poderia recair sobre Sarney.

Sarney neste domingo(6) reclama do cheiro de São Luís. O artigo publicado no jornal de sua propriedade,  "O Estado do Maranhão" é modorrento, azinabrado e sem memoria real dos fatos. Sarney isenta-se do fedor produzido pelos políticos.

Sarney fala de lixo, sujeira, podridão como se não fosse o responsável pelas indicações dos prefeitos biônicos Haroldo Tavares, Fernando Filaho, Bayma Junior, Roberto Macieira e Mauro Fecury.

Sarney foi ao longo destes podres 50 anos governador, senador, presidente da república por duas vezes, presidiu o Senado em 5 mandatos e não fez nada para melhor as condições sanitárias de São Luís?  Porque não fez?

Sarney não gosta de São Luís, o motivo são as surras eleitorais que os ludovicenses lhe aplicam durante estes podres 50 anos. Alguém já viu Sarney no Mercado Central? Na Vala da Macaúba? Na Rua da Vala na Liberdade? No "Xirizal"? 

Essa história de cheiro/fedor/podridão faz lembrar de Fernando Caixão, dono da Funerária Maranhense e de "olfato" privilegiado. Fernando Caixão quase "quebra" o dono do Restaurante "O Cheiro do Garfo", que para atrair fregueses anunciava:

"Se adivinhar a comida pelo cheiro do garfo não paga nada".

Caixão tomou conhecimento da promoção, dirigiu-se ao local pediu o garfo e gritou "lasanha à bolonhesa", acertando em cheio. No dia seguinte pediu o garfo e acertou na mosca- "tucunaré na brasa". Fernando Caixão tornou seu "almoço" em espetáculo.

O dono do restaurante o caxiense, Silva Alderico resolveu dar fim a mordomia de Fernando Caixão. Casa cheia, Caixão chega para almoçar e a "galera" espera a chegada do garfo. Silva Alderico pega o garfo e lambuza nas entranhas da cozinheira de nome Creuza.

Silva Alderico conta a procedência do cheiro do garfo para alguns desembargadores presentes e o entrega a Fernando Caixão, que cheira  e de inopino(de súbito, com espanto) grita "Eu não acredito que Creuza esteja trabalhando aqui".

Sarney está como Fernando Caixão que se espantou com o cheiro do que conhecia. Na realidade o fedor, a podridão, o lixo vem do próprio nariz, pois o afilhado e Secretário de Desenvolvimento Fernando Fialho é citado na Operação Porto Seguro.

Sarney sentiu o cheiro do "peixe estragado" no Porto de Santos e antecipou a volta a Brasília para a terça-feira(8). Fernando Fialho estrategicamente abrigado na Secretaria de Desenvolvimento, buscará mandato de deputado federal para fugir  da podridão.

O mesmo caminho fez Weverton Rocha recentemente, com auxílio eleitoral de Flávio Dino. A diferença não está no "nariz" de Sarney ou Flávio Dino, mas no bigode que serve de proteção para o olfato.

Pela independência do Blog do Cesar Bello faça sua doação através da Conta 24.457-0, Agência 1611-X do Banco do Brasil.   


 

5 comentários:

  1. Anônimo17:53

    Caro Cesar belo.

    Se sarney o minúsculo sentiu o cheiro fétido do que testou de toda podridão política pro instalada el pode-se dizer um privilegiado, pois este putrfato e tartufo politiqueiro sente agora o cheiro do enxofre já vencido deixado como rastro das suas ações nesfastas de políticas rasteiras que ao longo de 50 anos eel com seus asseclas, vassalos deixaram como herança para narizes já cansdaos dos ludovicesnses e maranhenses que sofrem com o cheiro esgôsto pútrido das safdezas nesfastas deste pulha, que iludido com um poder tarnsitório na terra não confunde os odores ou dores poer le e suas vassalos deixados como uma herança malsinada dos eus atos dignos de uma forca caso vivessemos na frança de RobespierrremMarat, Danton, enfim muita pena pois não somos nem Girondinos e nem Jacobinos, eles são?

    ResponderExcluir
  2. Dei risada com o "xirizal" ,imaginando a cena.Já tinha ouvido essa história do Fernando Caixão,mas é lenda,né?No mais,é tudo isso aí que vc falou,sem tirar nem por.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo08:33

    É isso mesmo Anunciação. Muito obrigado pela audiência. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  4. JOSEMAR é notificado pelo MINISTÉRIO PÚBLICO
    O professor prefeito Josemar Sobreiro que deixa de ser pedra para virar vidraça, começou a sentir o peso da responsabilidade de ser gestor de uma cidade, principalmente, com as peculiaridades existentes em Paço do Lumiar. A prefeitura recebeu uma Notificação Recomendatória sob o nº.04/2012-1ªPJPL. De acordo com a Promotora de Justiça que atua no município, Gabriela Brandão da Costa Tarvernard. A notificação expedida pelo Ministério Público, considera que o concurso público ainda está em vigor, já que seu prazo de validade (um ano) foi prorrogado, conforme Decreto n. 1484, de 2 de março de 2012, a medida recomenda ao prefeito que: “Uma vez assumindo a chefia do executivo municipal, providencie a exoneração de todos os funcionários contratados irregularmente pelo Município de Paço do Lumiar, bem como efetue a nomeação e a posse dos candidatos aprovados no certame dentro do número de vagas.”, enfatiza a promotora. As contratações seguem suspensas também por determinação judicial. Dessa forma, Josemar será obrigado coloca em prática o projeto de enxugar a máquina administrativa e agir em consonância com o que determina a lei, já que anteriormente muitos cargos que de direito eram de concursados, estavam sendo ocupados por contratados. A quantidade de pessoas e a data de apresentação dos aprovados no certame serão determinadas após o recadastramento que o município começa a fazer já nesta segunda-feira.
    A pergunta que fica: como ficará a situação dos eleitores que desejam uma oportunidade de trabalho ou daqueles que os vereadores gostariam de indicar para trabalhar nas repartições públicas. Agora Josemar virou vidraça e irá sentir a responsabilidade do cargo. O grande problema é explicar isso aos funcionários que serão exonerados, mesmo que seja uma recomendação do Ministério Público. Para o povo isso não interessa. Será que foi por essa razão que o professor prefeito publicou um Decreto que determina a suspensão do atendimento ao público nos órgão da estrutura municipal pelo prazo de 30 dias.
    ACESSE MAIS SOBRE O PAÇO: avozluminense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Macabeu15:56

    A verdade dói, mata, endoidece ... finalmente gera o ódio.


    Tem blogueiro se oferecendo para fornecer o IP dos comentaristas a que interessa possa, acho isto muito perigoso, daquir a um dias ninguém pode fazer mais comentários, pois, seu IP E-mail pode ser revelados por blogueiro indiscreto, sem nenhuma ética, assim fica difícil!

    ATENÇÃO; Tem um macabeu falso, fazendo comentários, pedindo criação de secretaria e sub-prefeitura, em meu nome e outro comentários, principalmente no blog do Marco Deça.
    Será que, o nome Macabeu tem força na blogofera, ou será que o canalha que usa o nome não poderia usar outro nome qualquer!?

    ResponderExcluir

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...