2 de dezembro de 2012

CANÇÃO DO PIJAMA : DO SARNOPETISMO AO DINOPEDETISMO

De forma literal-poética-pobre corrupção rima com Maranhão. No campo político partidário revezam-se caciques e as alianças espúrias na conquista e manutenção do poder.

O PT a nível nacional sai das eleições rapaginado. Foi a maior votação de um partido em eleições municipais(17 milhões de votos). Foram 635 prefeitos eleitos(14% de crescimento).

O sarnopetismo tomou de assalto o PT no estado há dois anos. De lá para cá a sigla perdeu importantes quadros, milhares de votos e a credibilidade como intrumento da necessária mudança.

Washington Oliveira(PT) e os "delegados petistas" entregaram o partido à Sarney. Oliveira tornou-se vice-governador de Roseana Sarney em 2010, descaracterizando o Partido dos Trabalhadores no Maranhão.

Candidato a prefeito  em São Luís em 2012, Oliveira amargou o 4° lugar. A humilhante derrota de Sarney(Oliveira) foi contraposta a vitória do PTC(Holandinha) patrocinada por  Flávio Dino(PC do B).

A história dos partidos políticos no estado poderia ter mudado a partir das eleições de 2012.  Bastava a candidatura de Flávio Dino à prefeito de São Luís, para delimitar o campo político-partidário no Maranhão.

Dino optou pelo projeto pessoal, seguindo as mesmas táticas dos caciques. Aliou-se aos subliminarmente patrocinados por Sarney(Roberto Rocha) e aos corruptos que infestaram o governo de Jackson Lago(Weverton Rocha, Aziz Santos e outros Diabos).

*morubixaba é o chefe temporal de tribos de índios brasileiros.
*tuxaua é o cacique ou liderança da tribo tupi.

Canção do Pijama(Gonçalves Dino)

Ti alegrastes na presença da sorte?
Na presença do antanho(passado) ti alegrastes?
Não descendes covarde dos fortes;
Pois repetes como tuxauas e morubixabas!
Não possas tu, descendente cacique
Da tribo dos que falam da lei 
Repetir mandos e desmandos
Praticados pela tribo Sarney

Nenhum comentário:

Postar um comentário