26 de novembro de 2012

SOBRE AS DINOPESQUISAS E O FATOR PALÁCIO DOS LEÕES

As pesquisas do Instituto Amostragem mostram Flávio Dino eleito com 62% das intenções de votos, 19 meses antes das eleições para o governo do Maranhão. As pesquisas em 2004, dois anos antes das eleições de 2006 mostravam Roseana Sarney com 75% das intenções de votos. O tempo de dois anos produziu o efeito "carne de porco", reduzindo drasticamente o percentual favorável à Sarney.

Roseana Sarney(48,18%) virou picolé, perdeu no segundo turno para Jackson Lago(51,82%). O fator "Palácio dos Leões(José Reinaldo)" foi preponderante para eleição de Jackson Lago.  Convênios, emendas, sonetos, empregos, benefícios e toda sorte de articulação foram instrumentos para a vitória de Jackson Lago. José Reinaldo não tinha força na esfera federal dominada por José Sarney.

Roseana Sarney foi reeleita em 2010 no primeiro turno com 50,08%, Flávio Dino ficou em segundo com 29,48%. Novamente o fator "Palácio dos Leões(a própria Roseana sentada na cadeira de governadora)foi decisivo. Roseana Sarney usou dos mesmos artifícios que elegeram e cassaram o mandato de Jackson Lago. A diferença é a força de Roseana Sarney(leia-se José Sarney) no plano federal.

Roseana Sarney poderá ter a mesma "sorte" de Jackson Lago. Perdendo o mandato em 2013, o fator Palácio dos Leões(Arnaldo Melo ou Ricardo Murad) pode mudar todo os percentuais apresentados até o momento. Isto sem falar na possibilidade de Arnaldo Melo sentir-se He-man e gritar "eu tenho a força".

Por outro lado Flávio Dino tem prefeitos de grandes, médias e pequenas cidades cidades no mais irrestrito apóio(São Luís, Caxias, Timon, Matões entre outras). O grupo é reduzido frente quase duas centenas de prefeituras perfiladas ao Palácio dos Leões, mas enquanto os sub-grupos municipais sarneista se engalfinham em torno de Roseana Sarney, os flavistas mantém a unidade em torno do líder.

Somente o fator povo para superar o "Palácio dos Leões". Que ninguém se engane ou esqueça os fatores "Carne de Porco, que depois de frita fica reduzidíssima", o efeito picolé( o candidato(a) desmancha-se no momento das eleições) ou o fortíssimo fator "Palácio dos Leões". Dizem os entendidos que assim como cavalo não desce escada, o Palácio dos Leões não perde eleição.   

Só vivendo para ver.


 

Um comentário:

  1. Anônimo17:31


    Meus amigos, essa historia já vi em outras épocas aqui na ilha rebelde.
    Sarney não vai perder eleição de governo pra Flavinho Dinossauro.
    Já estão cantando vitória antes do tempo.
    FlÁVIO DINO E SUA TURMA SE PEGAREM ESTE ESTADO VÃO DISMONTAR TODA A MAQUINA E VAI SER UMA ROBALHEIRA PIOR QUE A DE jACKSON lAGO.

    ResponderExcluir