31 de agosto de 2012

O MARANHÃO E A NOVA GERAÇÃO POLÍTICA : INDEPENDÊNCIA, HARMONIA E ALTERNÂNCIA

O Maranhão é o último estado brasileiro regido por uma oligarquia "meio-centenária"(50 anos). José Sarney como Vitorino Freire escora-se no poder central(Presidência da República) para exercer o mando e cometer desmandos a distância.

A farsa da "Geração dos Poetas" serviu para evitar o surgimento de lideranças autênticas. Sarney sem concorrentes na sua geração presenteou com "fardão" as ameaças. No mais, a "oposição escocesa" brigava de dia e bebia de noite com os Sarneys.   

Jackson Lago chegou ao governo pela parceria com José Reinaldo. As românticas "barricadas" promovidas no fim do mandato mostram o atraso da estratégias oposicionistas. Isolado nenhum concorrente vence o grupo Sarney. A tese messiânica é uma quimera.

O momento político-eleitoral criou de forma natural o surgimento de novas promissoras liderança. Neto Evangelista, Luciano Leitoa, Léo Coutinho, Gardenina representam um conjunto de opções na oposição que ombreiam-se a Max Barros e Luís Fernando no governo.

Felizmente o modelo do "salvador-da pátria" sai derrotado em 2012.Caminhamos para o fim do tempo do "murici", onde cada oposicionista cuidava de si. Estas  novas lideranças tem o dever de manter a harmonia e independência partam de onde partirem, para não partirem-se.

Flávio Dino tem a seu favor a experiência, projeção a nível estadual e nacional, devendo alimentar desde já a proposta de alternância no governo do estado, sob o risco de amedontrar-nos como um novo cacique.  

Por uma "Geração de Políticos" em revesamento regular no exercício do poder. Este é o sistema que promoverá o desenvolvimento e acaba o patrimonialismo- sistema em que se confunde o público com o privado.

   



Um comentário:

  1. Cesar neste fim de semana como voce escreveu " para com Wilson e acaba com Ilson, dá um tempo na politica e recomenda o video da cantora maranhense Fatima Veloso, que está no YouTube, basta clicar http://www.youtube.com/watch?v=cmPsp77vrSQ

    ResponderExcluir