4 de julho de 2012

O HOMEM CRIMINOSO DE LOMBROSO À JONHATAN O ASSASSINO DE DÉCIO SÁ

Cesare Lombroso inicia suas observações sobre "o criminoso nato" em um curso de psiquiatria em Pavia(Itália). Passa a analisar as possíveis influências do meio sobre a mente. As idéias saem do ambiente e voltam-se para o corpo.

O criminoso nato teria determinadas caracterísicas somáticas que facilitariam antever os indivíduos que se voltariam para o crime. É lógico que a absurda tese  não se firmou pela anticientificidade, fragilidade da fundamentação e etiquetagem na forma preconcebida.  

Cabeça com pronunciada assimetria, fronte baixa e fugídia, orelhas em forma de asa, zigomas, lóbulos ocipitais e arcadas supercilaires salientes, maxilares proeminentes, face longa e larga, apesar do crânio pequeno, cabelos abundantes, mas barba escasa, rosto pálido.

Atualmente essa teoria foi desacreditada cientificamente, face a fragilidade das pesquisa que poderiam ser manipuladas. Poderiam não ser características do criminoso nato, mas de profissional , não tinha nada de biológico, mas comportamental.

Olhando as fotos de Jonhatan Silva e Sousa, o assassino de Décio Sá fica a impressão da atualidade das teorias de Lombroso. Enrico Ferri foi aluno de Lombroso, mas divergia do mestre, pois buscava estudar os criminosos pelos fatores econômicos e sociais.

Jonhatan Silva e Sousa enquadra-se nas teorias de ambos. O Homem Delinquente(Lombroso), O Homem Criminoso(Lombroso) e Sociologia Criminal(Enrico Ferri). Para tipos como este o esquartejamento da Idade Média é pouco.

"Ele caiu prá riba da mesa. Moço isso é rápido, não gasta 5 segundos, é "lau, lau, lau" e fui embora" (Jonhatan Silva e Sousa).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...