8 de junho de 2012

MUDANÇA POLÍTICA: A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS NO ESTADO DE TRANSIÇÃO

MAQUIAVEL: É PRECISO "ASTÚCIA AFORTUNADA"
Maquiavel em "O Príncipe" ensina chegar ao governo pelos braços do povo, independente da sorte. Diz o "florentino" que é preciso "astucia afortunada".  A estratégia consiste em conquistar o apoio da opinião popular. "Trabalho e resultado"

MARKETING: "QUEM CONSTRÓI COM O  POVO NÃO CONSTRÓI NA LAMA"
O marketing do poder não tem fórmula mágica. Certa é a construção com o referendo do povo. "Quem constrói com o povo não constrói sobre a lama". É preciso solucionar as as adversidades que surgem na convivência política.  

ARISTÓTELES: "O CONCEITO DE POLÍTICA É A CIDADE"
Aristóteles em "Política" reduz o conceito- "cidade é a comunidade política". Finaliza a obra com a indagação: "Considerando que toda comunidade política é composta de governantes e governados devem alternar-se ou conservar as mesmas posições?

MUDANÇA  A PARTIR DA CIDADE
A resposta é tão eficaz quanto o raciocínio do venerado cientista político."Que todos participem do governo e sejam governados alternadamente". Reduzido o conceito de política a cidade e ao poder, cabe diferenciar as formas de mudança propostas a cidade

NA TRANSIÇÃO O RESPEITO AO MÉTODO DEMOCRÁTICO
Norberto Bobbio em Teoria Geral da Política(Editora Campos, página 577) sentencia que durante o estado de transição os reformistas mantém fidelidade ao método democrático, os revolucionários em eterno romantismo pregam a ditadura do proletariado.

ANATOMIA DO PODER: PERSONALIDADE, ORGANIZAÇÃO E PROPRIEDADE
J. Kenneth Galbraith em Anatomia do Poder(Editora Pioneira, página 39) relaciona personalidade, organização e propriedade(compreensão da realidade) como qualidades que proporcionam o acesso as formas de poder.

O ERRO DE CONSIDERAR SARNEY SUPERADO
Sarney conhece de forma prática todo esse caldo cultural sobre política. Maquiavélico usa astucia afortunada por intermédio de Carlos Lupi(Brasília) e Weverton Rocha(São Luís) para colar a imagem de Holanda Jr à Flávio Dino.

SARNEY QUER SÃO LUÍS E IMPERATRIZ PARA SEU PROJETO POLÍTICO FELIZ
A veia "aristotélica" de Sarney deseja a cidade de 400 anos, com 1 milhão de habitantes e 600 mil votos. O projeto político de poder da família Sarney no Maranhão, depende das cidades de São Luís e Imperatriz.

DIANTE DO PROFISSIONALISMO É PRECISO AFASTAR AMADORISMOS
O incontestável profissionalismo político de Sarney implica em reação no mesmo nível. Para a mudança política efetivar-se de fato nas cidades, será preciso dar importância as estratégias na forma científica. Não cabe mais amadorismos revolucionários.

2 comentários:

  1. Anônimo14:06

    AE ROSEANA SEI QUE VOCE VAI LER ESTE ARTIGO POIS O BLOG DO CESAR BELLO É O ÚNICO AONDE SUA INFLUÊNCIA NÃO CONTAMINOU

    SE A SENHORA NÃO CONSEGUE RESOLVER O PROBLEMA DA PISTOLAGEM! E DA MISÉRIA! SAIA DESSE GOVERNO, O MARANHENSE NÃO AGUENTA MAIS SUAS TRUCULENCIAS!

    SAIA!
    SAIA!

    OU LIBERA O USO DE ARMAS PRA TODO MUNDO PELO MENOS PRA SE DEFENDEREM JA QUE SUAS POLITICAS A MAIS DE 20 ANOS SÓ SERVEM PRA ENCHER BALÃO!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo08:45

    comentando o "o erro de considerar sarney superado" vc apenas concorda que o plano de um grupo economico/politico foi iniciado aqui nos anos 60 aproveitando o modo de vida colonialista dos maranhenses e que muito pouco mudou nas ultimas decadas graças ao comodismo sustentado pela falta de conhecimentos de Cidadania que conseguiriam atraves de uma Educação Publica de qualidade, dai este cuidado dos governantes em não promover aqui a Educação Publica qualitativa

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...