18 de maio de 2012

DUTRA PEDIU ESCLARECIMENTOS A PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA


Brasília, 24 de abril de 2012.


Excelentíssima Senhora.
Dra. Maria de Fátima Rodrigues Travasso Cordeiro
Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Maranhão
Rua Oswaldo Cruz, 1.396 – Centro, CEP 65.020-910 - São Luís-MA

Assunto: Assassinato do Jornalista Décio Sá.


                        Senhora Procuradora,

                        Informamos que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados instaurou procedimento para acompanhar a apuração dos fatos que envolveram o brutal assassinato do jornalista DÉCIO SÁ, 42 anos, morto a tiros, por volta das 23h30 de ontem, 23/04/2012, em São Luís, Maranhão.

                        Para a instrução do referido procedimento, solicitamos ao Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Dr. Aluísio Mendes, que informe este colegiado parlamentar as medidas que foram adotadas, no âmbito daquele Órgão, para a urgente apuração do ocorrido, com vistas à punição exemplar dos culpados.

                        Da mesma forma, solicitamos à Vossa Excelência que nos informe as providências adotadas por esta Procurdoria-Geral para acompanhar as investigações policiais, bem como para exigir a celeridade do Inquérito Policial.

                        Informamos, por outro lado, que entre as atribuições desta Comissão encontram-se “a de receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas” (Constituição Federal, art. 58, §2º), a de avaliar e investigar as denúncias relativas à ameaça ou violação de direitos humanos (Regimento Interno da Câmara dos Deputados, art. 32, inciso VIII, item “a”) e a de encaminhar relatórios periódicos aos organismos internacionais de proteção dos Direitos Humanos com as denúncias mais graves de violação de direitos, não solucionadas pelo Estado brasileiro.

                        Na expectativa da manifestação de Vossa Excelência, antecipamos agradecimentos, expressando apreço e consideração.

Atenciosamente,


                                    Deputado Domingos Dutra

Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA