3 de maio de 2012

CASO DÉCIO SÁ: INORMAÇÕES, CONTRA-INFORMAÇÕES E DETURPAÇÕES

O assassinato do blogueiro Décio Sá ganha prego na "Galeria dos Crimes Insolúveis" nas próximas 48 horas. O amadorismo reinou da polícia aos jornalistas. O foco dilui-se em mais de "cem versões" motivadoras do crime.

A ação policial assemelhou-se ao espanto da opinião pública. A reação foi de paralisia e contemplação mórbida diante do cadáver exposto no local do crime. Barreiras policiais no entorno da ilha deveriam  ser as primeiras providências.

O Secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, compareceu ao local do crime. O lugar devido seria dentro do "Sistema de Segurança", adotando medidas para impedir a fuga, identificar o autor dos disparos e seus comparsas.

As primeiras providências neste sentido só foram adotadas nove horas após o crime. O governo aparvalhado escondeu-se da opinião pública sob o manto da comoção, justificando-se pela intimidade profissional com Décio Sá.

Depois um carnaval de sandices que ainda persistem no noticiário local. Falta objetividade nas abordagens sobre o crime. Inocentes ou não este festival de baboseiras dificulta resultados concretos e estimula a impunidade de executores e mandantes.

A imprensa vestiu-se de polícia e a justiça comportou-se como informante. Persitem os "privilégios  nas informações institucionais" como forma de turbinar audiências.  O erro se repete com a mudança dos personagens.

Foi por esta exclusividade que Décio Sá perdeu a vida. Da mesma forma que doravante perde-se a perspectiva da valiosa contribuição dos testemunhos. Depois das postagens dos depoimentos em blogs quem  voluntariamente se arriscaria? 


Um comentário:

  1. Anônimo20:34

    desd o inicio fadado a insolubilidade. Mpf e PF cadê vcs ?

    ResponderExcluir

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...