27 de abril de 2012

DUTRA QUER TRANSPARÊNCIA E ACOMPANHAMENTO NO CASO DÉCIO SÁ

O deputado Domingos Dutra luta contra a pistolagem desde quando nasceu. Filho de lavradores conheceu ainda criança a sanha assassina dos pistoleiros no povoado Saco das Almas, localizado no município de Brejo.

Domingos Dutra  na atividade política combate permanentemente a pistolagem, irmã gêmea da grilagem. Lavradores, posseiros, quilombolas o tem como endereço das lutas camponesas no Estado do Maranhão.

Almocei hoje(27) com Dutra ainda consternado com a morte de Décio Sá. Dutra fez uma objetiva reflexão durante nossa conversa. "Cesar Bello tudo o que ocorre no Maranhão é consequência da falta de governo".

Dutra quer a apuração da morte de Décio Sá de forma transparente, com o acompanhamento da Polícia Federal e do Ministério Público.  A precaução é no sentido de evitar "bodes expiatórios" e impunidade dos culpados.

A Nota à  Imprensa estende a disposição da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, para acompanhar o deslinde do assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá.  A iniciativa turbina as investigações consideradas lentas.

No domingo a morte do blogueiro faz semana. Não vislumbra-se e elucidação com nomes dos executores e mandantes. Aluísio Mendes estabeleceu o sigilo das investigações, despressurizou as cobranças da opinião pública, evitou o discurso das soluções mágicas.

Acho coerentes as atitudes, desde que não descabem para o "pacto do silêncio ou da mediocridade". Aproveito para propor o fim do privilégio ou monopólio das informações institucionais. Décio Sá foi o "âncora ou porta-voz" de tudo no governo Roseana Sarney.

Foram os "furos" responsáveis pelas mortais perfurações no corpo de Décio Sá. Foi o "em primeira mão"  responsável pela mão assassina, que brutalmente acionou o gatilho seguidas vezes,ceifando a vida de Décio Sá. 

NOTA Á IMPRENSA


Como presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDHM) da Câmara dos Deputados venho manifestar solidariedade à família do jornalista e blogueiro Décio Sá pelo covarde e bárbaro assassinato, bem como repudiar a violência, a insegurança e a impunidade reinante em nosso estado do Maranhão.


Nos últimos três anos a pistolagem voltou a agir abertamente no Maranhão, executando lideranças de trabalhadores rurais, empresários, pessoas comuns e agora um profissional da imprensa.


Este ano, por duas vezes, denuncie na Tributa na Câmara Federal, em Brasília, ameaças aos profissionais de imprensa no Maranhão, em especial os blogueiros e jornalistas Luis Cardoso e Cesar Bello, fatos que deveriam ter sensibilizado o Sistema de Segurança do Estado.


No ano passado, através da Comissão de Direitos Humanos da Câmara promovemos audiências públicas para debater a segurança de pessoas ameaçadas no exercício na profissão.


De acordo com relatório publicado esta semana pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), houve um aumento nos casos de assassinatos de jornalistas no Brasil, sendo que no período de seis meses, foram registrados 27 casos de crimes e violências contra a imprensa, incluindo assassinatos, agressões e atentados. Um levantamento do CPJ (Committee to Protect Journalists) divulgado também este mês aponta que o Brasil é o 11º País do mundo em que os assassinatos de jornalistas mais ficam impunes.


Diante de mais essa execução, desta vez de um profissional da imprensa maranhense, solicitamos do governo do Estado ações imediatas para identificar e prender os assassinos, bem como uma política de segurança, priorizando ao Serviço de Inteligência e a valorização dos policiais militares, do Corpo de Bombeiros, dos agentes penitenciários e dos policiais civis para garantir segurança e paz a todos os maranhenses.


DEPUTADO FEDERAL DOMINGOS DUTRA (PT-MA)
Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados

Um comentário:

  1. Anônimo07:08

    ê dutra..... o infame assassinato de decio é menor ou maior do que a diversidade resultante dos efeitos da miseria nas nossas 217 cidades ?

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...