29 de abril de 2012

BLOGUEIROS E MOTOQUEIROS: RISCO DE VIDA EM ANDAR "SEM PARA-CHOQUE"

A minha experiência em blogs tem menos de 1 ano e aproxima-se velozmente de 1 milhão de acessos. Venho da advogacia e radiofonia com linguagens que se diferenciam entre  clássico e popular.

Postagens em blogs não obedecem aos rígidos manuais profissionais. A conquista do leitor ocorre de forma gratuita e voluntária. O leitor adere, o seguidor propaga, cria-se um vínculo de leitura e exercício da escrita.

A interação por meio de comentários é instantânea. Este fator promove a realimentação das postagens. O processo dialógico vicia quem participa. Leitor, comentaristas e blogueiros fazem a cadeia da comunicação.

Diferentemente de outros meios de comunicação, não existe para os blogueiros proteção institucional.  A sensação é como andar de motocicleta. Sem "para-choques "estamos mais vulneráveis as balas assassinas .

Se o caso Décio Sá expõe dificuldades, revela facilidades. O que falta é inteligência eficaz, coragem para "detonar"  o paiol das bombas, que ainda serão arremessadas contra blogueiros incautos ou não.

Algumas atitudes facilitam a vida de blogueiros. Usar capacetes ou coletes de aço, trafegar na faixa de segurança, evitar manobras arriscadas, ganância excessiva. Obedeça a sinalização: PARE, OLHE E PENSE.

Depois veja qual a direção a tomar.  Os blogs são instrumentos de conscientização. Venda os serviços, isente a opinião. Não repitam a desastrosa prática(Atos & Fatos) impostas em jornais. Um bate outro "acaricia", outros morrem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...