30 de janeiro de 2012

TICO-TICO NO FUBÁ: FALTA OPINIÃO E INDEPENDÊNCIA NO RÁDIO MARANHENSE

Falta opinião ou sobra censura no Rádio AM do Maranhão. Escuta-se"Tico-Tico No Fubá", "Parabéns à Você", "Compra de Bode" e outras sandices no precioso espaço de informação e formação.

Na década de 70 Bernardo Almeida fazia um programa na Rádio AM denominado "Difusora Opina". A pauta e programação tinham qualidades irretorquíveis. Contudo o principal era a opinião independente.

Bernardo Almeida foi Adido Cultural do Brasil em diversos países. Culto e bem informado pautava as discussões políticas,comunitária e culturais ao meio dia na Rádio Difusora.

O interessante é que embora fosse governista, o Programa "Difusora Opina" tinha linha independente. Em muitas ocasiões os entrevistados eram adversários ferrenhos dos governos.

O Rádio AM(Ondas Médias) tem a mesma instantaneidade de Internet. Se a velocidade da notícia no Rádio AM é maior, a Internet conta o recurso da imagem. Creio nesta união como força libertadora.

4 comentários:

  1. Anônimo20:26

    Cesar,
    O Bira perdeu mais uma para o Sarney?tua previsão furou...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:44

    Previsão não, torcida. Agora ainda acho cedo para cozinhar a Macaxeira. Aguenta que pode acontecer "que nem" o caso de Flávio Dino. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo06:45

    Caro amigo César, o que me deixa triste e até mesmo envergonhado, é a qualidade dos programas de rádio local, acredito que todas as emissoras AM aqui de nossa capital são de propriedade do governo, e quando não são, estão a serviço dele. É ridículo observar alguns apresentadores amordaçados não podendo expressar suas verdadeiras opiniões, sendo que de certa forma é até compreensível por terem escolhido esta profissão neste Estado, como meio de ganhar a vida. No entanto, para nós ouvintes não é aceitável tanta desinformação passada a população por este meio. Os profissionais que tentam comentar a verdade, são penalizados com demissão e outros tipos de retalhações, como podemos citar o caso do Jornalista Gilberto Lima, que acerca de uma década apresentava um programa numa Rádio AM que ao meu modo de ver foi um dos maiores programas que já tive oportunidade de acompanhar, pois mostrava a realidade do Estado nua e crua, doa a quem doer. Todavia o mesmo foi tirado do ar e ficando na geladeira por um bom tempo. Outro caso bem mais recente é o do jornalista Osvaldo Maia, que foi demitido de uma emissora de TV por expressar sua opinião. Finalizando, voltando a falar de Rádio AM, eu não poderia deixar de encerrar meu comentário falando do programa mais ridículo da rádio AM maranhense, que o exibido durante as tardes na emissora do governo. O apresentador está com mais de 35 anos nesta profissão de radialista e não aprendeu a exercer esta digna profissão com democracia nas opiniões. Está mais do que na hora dele pedir para kgar e sair, o cara é podre, beira a insuportabilidade.
    Att. João Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo14:37

      Concordo plenamente, se bem que no caso do Gilberto Lima ele se agachou pra Ricardo Murad e deve dormir com um boneco do João Castelo, pois sé vive falando nele. E no caso do programa da Mirante à tarde é rir pra não chorar, deplorável.

      Excluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA