2 de novembro de 2011

OS MORTOS NÃO LEEM ABSOLUTAMENTE NADA

Estive no Cemitério do "Gavião" na tarde de terça-feira(1). Cuidava junto com a minha mãe das homenagens aos nossos mortos. Lembrei-me dos ensinamentos de Cristo- "Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus mortos"(Mt, 22). De outra parte, assombrou-me a mente o zelo de "Antígona"(Sófocles) em enterrar o irmão.

A proposta de Jesus Cristo não é largarmos nossos familiares "aos urubus". Pelo contrário era  romper a tradição, desprender-se de tudo que atrasa, que impede o avanço. A frase atinge ao escriba indeciso que desculpa-se- "Senhor, deixa-me primeiro enterrar meu pai". A réplica origina a palavra em epígrafe. Em seguida o descarte do infeliz- "as raposas tem suas tocas".

Antígona é figura da mitologia grega, filha incestuosa de Jocasta e Édipo. Abnegada fica ao lado de Édipo no seu exílio, quando retorna os irmãos brigavam pelo trono. Ambos morrem em luta fratricida, mas o tio herdeiro do cetro presta homenagem a um e proíbe as honras ao outro. Antígona luta até a morte para prestar ao irmão as tradicionais exéquias.

Vivemos "eternamente" entre a tradição e o novo. As decisões não são repentinas e quanto mais amadurecidas melhor.  Portanto ao homenagearmos nesta manhã nossos mortos, lembremo-nos da palavra de Jesus Cristo no sentido do desapego e da superação.

Jorge do Nascimento, poeta maranhense tem livro com o sugestivo título: "Os Mortos não leem os epitáfios das manhãs". Participei do "etílico" lançamento ao lado de José Maria do Nascimento e Nauro Machado. Depois fui ao cemitério ler algumas lápides, para meu estupor percebi o sentido da poesia.

Façamos em vida tudo aquilo que nos torne simplesmente mortais. Nada de arroubos, querer passar para a história. Depois não dá para ler, nem fazer nada. Supere as tradições que a cada dia lhe impedem de avançar. "Deixe que os mortos enterrem seus mortos". E que os vivos cuidem dos "vivos".

Quem representa o mofo das tradições no Maranhão? Quem representa a palavra que dá vida ao acabado?   







Nenhum comentário:

Postar um comentário