12 de novembro de 2011

BLOG DO FRANCISCO ARAÚJO: SER ANTI-SARNEY NÃO ATESTA IDONEIDADE

Algumas carreiras políticas no Maranhão são mantidas graças ao manto sagrado do anti-saneísmo. Com isso, muitos são os que se sentem desobrigados de defender qualquer outra causa, de ter projeto ou princípios. O anti-sarneísmo é posto como recurso de uma autolegitimação e unção de imunidade. Esses seres "especiais" não precisariam fazer mais  nada. Já que tudo é explicado e justificado a partir desse ofício.

Poucos tiveram a coragem, até agora, de dizer que anti-sarneísmo não é suficiente para tornar alguém politicamente melhor que os Sarney. Além disso, ser anti-Sarney não é garantia de idoneidade moral e de competência. O que tem esse anti de próprio e particular? Esse anti tem sido não mais que um marketing pessoal. 

Em boa parte, o anti-sarneísmo é somente o outro lado do sarneísmo, não é a contestação de sua superação, mas sua perpetuação pelo avesso. Não chega nem à condição de alteridade e dele é organicamente dependente. Isto é, não passa de produto puro e completo do mandonismo sarneísta. Carrega a mesma cultura mandonista e reproduz todos os vícios do personalismo, patrimonialismo, nepotismo e clientelismo. 

Porém, tem um lado bem pior, bem mais obscuro: esse anti-sarneísmo de ofício vende a ilusão que é diferente e não aceita a existência do contraditório, na intolerância supera até a matriz (ou matrix). 

Como anti-sarneísta fica fácil para uns, espertos senhores, esconderem sua falta de competência, sua inoperância e ausência de projeto. O doce conforto do ataque sem serviços e proposições. Esses viciosos encapados de anti-sarneísta recorrem à mesma fórmula "romana" aperfeiçoada pelos Sarney: Circo e Circo, pão jamais! 

O que serão dessas pessoas quando o senador Sarney sair de cena? Será que vão armar em cima das assombrações? Vão sobreviver sob histórias de visagens? 

É bastante agudo e visível o estreitamento político do espaço político maranhense. Para iniciar a carreira “política” ou o indivíduo vai apresentar sua lealdade e fidelidade ao chefão ou corre para o manto do anti. Em ambos os casos, fica a desobrigação de qualquer outra qualificação. É a vida fácil! Isso é fazer política na sua  total potencialidade ou é aderir a mediocridade da servidão voluntária?

Isso não é tudo, o problema está ficando pior (isso fica para o próximo post) 

2 comentários:

  1. CÉSAR ESTE SR. FRANCISCO É UM TREMENDO BABACA, OTÁRIO E LAMBE BOTA DESTA OLIGARQUIA NOJENTA.

    ResponderExcluir
  2. Caro César Bello, vc reproduziu algo correto, sempre falo a mesma cosia, vc sabe dos que falavam mal do sarney, mas, que após ganharem as eleições de 2006, fizeram pior...

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...