30 de junho de 2011

QUANDO UMA EMENDA PODE SAIR MELHOR QUE O SONETO

JG de Araujo Jorge cita o maranhense Assis Garrido como autor de um dos mais belos sonetos brasileiro. "Vênus" é homenagem a paixão e a beleza da mulher. O poeta relaciona nudez à gaze, volúpia à fogo. O talento no jogo das palavras é brilhante, mas a escolha destas é que dá sentido ao soneto

Modificar a estrutura com emendas poderia estragar a sonoridade do poema: Deusa aos teus pés a flor da minha crença ponho//Mulher eu te amo, te adoro, te venero e te desejo// Para tua NUDEZ a GAZE dos meus sonhos// Para a tua VOLÚPIA o FOGO dos meus beijos.

O foco do quadro político está nas emendas parlamentares. Em Brasília Dilma não resistiu e prorrogou o decreto que impediria o pagamento das "perseguidas". No Maranhão Roseana Sarney determinou a liberação correlacionada as bases dos parlamentares. A iniciativa da governadora foi mais feliz, no entanto não impede o uso das emendas de forma ilícita.

Tanto no Planalto como na Planice as emendas perderam o objetivo para os quais firam criadas. Transformaram-se em fonte de renda dos políticos inescrupulosos. É muito difícil evitar a barganha ilegal, que tem a participação  de agenciadores e atravessadores. A ação de rapinagem não se resume aos políticos e agiotas.

O certo seria a vinculação no Orçamento Público com destinação prévia às obras de interesse da população. Desta forma teríamos a possibilidade de ver os recursos públicos garantindo as obras. A fiscalização dos órgãos e associações completaria o quadro, em que a emenda ficaria melhor que o soneto.






2 comentários:

  1. PALLOCCI09:42

    ESSE SONETO, SOA MELHOR NO SEU BLOG, VEJA BEM O QUE ACONTECEU ONTEM EM PAÇO DO LUMIAR:
    Hoje em pleno feriado (29.06.11), aqui na prefeitura de paço, castelo branco, thiago e cia, rasgou a lei de licitação, fazendo duas licitações fraudulentas para legalizar supostos serviços feitos no maiobão,vila sarney filho, sei lar, pela empresa dcol.alguem denunciou e por volta das 10hs um helicópero provavelmente com federais fez um vou sobre a prefeitura, como sou vizinho, assistir uma cena inuzitada, foi um corre corre danado. depois fui informado que o presidente da cpl fugiu pelas portas do fundo da prefeitura e castelo branco se trancou no banheiro do gabinete do tiago.é preciso a pf, o mp investigar o porque de licitação sendo realizada em pleno feriado, após a prfeita cassada ser mantida no cargo e o municipio está em calamidade.o povo nao aguenta mais tanto descaso, saúde não funciona, as ruas e estradas é so crateras, lixo a ceu aberto no iguaiba, timbuba. como seguir em frente com tanto desmando.cade as lideranças, cade a justiça sera mesmo cega.até quando continuarar esse caos em paço do lumiar!!!

    ResponderExcluir
  2. pastor alex11:12

    Cesar, como foi que a propria Rosegana conseguiu tanto apoio? simplismente atraves de liberação de emendas e convenios com as prefeituras.aqui em Brejo entrou uma polada para estradas vicinais, desviaram praticamente todo os recursos.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...