30 de maio de 2011

A REFORMA POLÍTICA E A REALIDADE PRÁTICA

A reforma política tem o nítido interesse de favorecer as elites políticas tradicionais. Da "República dos Duques" na Assembléia Constituinte da França de 1871 até a "Política dos Governadores" no Brasil, controlar e monitorar o sufrágio é o que prevalece. Tenho a impressão muito atual deste quadro político no Estado.

No Maranhão a concepção de partido( do latim pars= parte) confunde-se com as facções que dividiam as repúblicas antigas. Os clãs municipais se agrupam em torno do clã central representado pela família Sarney. Incluem-se no mesmo "saco de gatos e ratos" as vastas organizações populares que se enquadram.

Existe contudo aqueles que mesmo equacionados no binômio(grupo parlamentar+partido político) tentam escapar da modorra.O PRTB de São Luís surpreende ao fugir da etiqueta de "Câncio" e aluguel. Faz reuniões constantes e avalia aliança a esquerda do quadro sucessório.

OBS-Atualize sua leitura com as matérias publicadas no Blog sábado(28) e domingo(29). Existe um espaço em branco entre as matérias que deverá ser corrigido durante as próximas 24 horas. Pedimos desculpas e esclarecemos que o fato é resultante da ação dos invejosos, que insistem em dificultar a leitura dos post.

   

Um comentário:

  1. Anônimo13:35

    na verdade os donos de pequenos medios e grandes partidos no maranhão, já contabilizam renda propria se for aprovada a tal da "lista fechada".

    ResponderExcluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA