6 de abril de 2011

"MUTATIS MUTANDI": SARNEY, CAFETEIRA, LOBÃO , JOÃO ALBERTO E JOÃO CASTELO SOMAM 400 ANOS

O Maranhão chegou ao ponto máximo de saturação na vida pública. As velhas lideranças políticas estão carcomidas como no Senado Romano. Nossas representações no Senado da República somando-se o tempo cronológico vivido pelos senadores Cafeteira(1920), José Sarney(1930), Lobão(1932) e João Alberto(1935) beira 350 anos. Adicionados ao Prefeito de São Luís e ex-Senador João Castelo(1937) bate na casa dos 400 anos.

Há quase 400 anos São Luís ( 08.09.1612) era fundada pelos franceses. Em 1615 e l641 São Luís é invadida por portugueses de pernambuco e holandeses respectivamente, mas expulsos por Portugal . De certo hoje com tantos buracos, a preocupação é não afundar e não comemorar fundação.

A capitania do Maranhão foi criada em 1534 pelo Rei Dom João III, entregando-a ao tesoureiro e historiador João de Barros. Até o início do século XVIII, o governo português impõe medidas enérgicas ao lavradores, que são obrigados a produzir somente o que a metrópole julga necessário. Depois de um período de progresso econômico, com as exportações de algodão, a economia do Maranhão entrou em declino para nunca mais recuperar-se. O empobrecimento de parte da população e a economia estagnada geram revoltas, como a Balaiada em 1838.

Os investimentos da Superintendência da Amazônia (SUDAM) e da Superintendência do Nordeste (SUDENE), a partir dos anos 60 e 70, tinham tudo para impulsionar a economia do Estado. No entanto como nos dias de hoje, grande parte dos recursos foram desviados para o enriquecimento dos poderosos de plantão , gerando protestos e barricadas.

Hoje  o Maranhão com 476 anos, tem a frente um governo tão provinciano quanto na sua fundação. Alguma coisa tem de mudar. Como diria o nosso querido Senador Romano Cícero: "mutatis mutandi", traduzindo mudar o que deve ser mudado.

Sarney, Cafeteira, Lobão, João Alberto e João Castelo tem cheiro de baú com naftalina. Agora eu daria a minha pobre vida, para saber em ''REAL'' quanto eles somam. É bala menino! 


10 comentários:

  1. Macabeu08:02

    Esses objetos rançoso, já se superaram em inutilidades, imprestáveis mesmo, pense num estilo Barroco na sua decadência(sec XVIII),
    Monturos estacionário, acervo de coisas repugnantes.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:11

    Macabeu virarão lixo por opção própria tivessem reciclado lideranças seriam reconhecidos eternamente. Vão cair no esquecimento como Benedito Leite, Urbano Santos e Vitorino Freire. Foram eles que cativaram este lugar. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:05

    Cesar e Mcabeu, se vocês não teem respeito ou admiração pelos políticos acima citados, é um direito de vocês! Respeitar os mais velhos entretanto, é uma obrigação de todos. Que bom que as pessoas idosas continuam produtivas. Vocês parecem aves de mau agouro. Agora eu pergunto, vocês tem pai e mãe vivos? Vocês querem viver muito? A maior democracia que existe é a lei da vida, infância, juventude, velhice e finalmente a morte, que chega para toodos, inclusive para aves de mau agouro. Qual caminho vocês escolhem? Viver até a velhice chegar ou morrer cedo? E quando envelhecer, vocês querem ficar em casa sem fazer nada? Acho que é bem esse o perfil demonstrado por vocês.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:57

    Anônimouma coisa é viver a outra vegetar. Nada mais correto que o amor e devoção ao idosos. Quero lhe dizer que vivo para dar cuidado e amparo físico e emocional a minha mãe. Dela sempre tive todo apóio, inclusive para agora puder comer, dormir, vestir nestes momentos em que portas, janelas e até as frestas se fecham para mim, em um estado com aves de rapina como as citadas. Você não pode confundir democracia com oligarquias. Não existe antagonismos em relação as gerações, mas nas posturas destes abutres que se repetem com filhos e netos. O caminho que eu escolhi foi o da verdade. De contribuir com o meu próximo mais próximo da morte. Assim eu vivo cada dia, embora possa morrer mais cedo que todos estes espectros. Quando envelhecer eu quero ficar como um exemplo de quem lutu contra a opressão, a mentira, o comodismo, os desmando, contra desvios, contra as falcatruas. Viver anônimo é não ter a vergonha de ser feliz como nos ensinou em vida, quem já nos abandonou para a morte. Que mesmo em qualquer idade tu possas desperta para o sentido real da vida que é a solidariedade os miseráveis e fraternidade com todos que tenham boa vontade com o coletivo. Vem aproveita e seja feliz entendendo que juventude é um estado de espírito e velhice e o amadurecimento verdadeiro deste estado. Assim o novo e o velho se entrelaçam na vida e permanecem mesmo depois da morte. Um abraço e tenha certeza que não desejo o mal de ninguém. Bom seria se todos estes malfeitores citados se arrependessem e devolvesse aos verdadeiros donos o que deles tiraram. Isso é impossível. Daí a rima Pau neles Macabeu se tu não alisa muito menos eu.

    ResponderExcluir
  5. A beleza é você13:14

    César Bello, eu te adoro!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Macabeu13:21

    Entendeu Anônimo, ou quer que explique mais?.
    Não porquer eles são, mas pelo que representam: A miséria, pobreza, ganância, falcatrua,tráfico de influência, são reacionários inescrupulosos.
    Quer mais?...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo13:54

    Beleza muito obrigado. Essa é a nossa maior remuneração. Não sei até quando poderemos fazer este processo, mas não mudaremos porque sabemos que existem mutos que pensam como você. Tudo de bom na tua vida. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo13:57

    Macabeu se desejares escreve que eu publico. Acho que tens uma boa percepção, coragem e uma maneira irresoluta de ver os poderosos. Isto é muito importante. Sei que como você existem milhões. O problema são os espaços e as reações dos donos do poder. Um abraço e pau neles Macabeu se tu não alisa muito menos eu.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo18:26

    CESAR VOCÊ É UM EXEMPLO PARA NÓS, TEUS LEITORES E COMENTARISTAS. UM ABRAÇO EM DONA lAURA.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo20:05

    Olhe eu só quero lhe dizer que o exemplo vem de vocês que com tantos afazeres e na luta para sobreviver em uma sociedade extremamente desigual, usam do tempo de vocês para as leituras no Blog. Muito obrigado, a audiência redobra a minha vigília. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir